quarta-feira, 30 de maio de 2012

POSSO PREENCHER UM CHEQUE COM UMA CANETA DE QUALQUER COR?

Esclarecimentos para cidadãos e concurseiros de plantão.

Em teoria, sim. Não há impedimento na utilização de tintas de qualquer que seja a cor para o preenchimento de cheques da instituição. Agora, o que o cliente deve atentar é que as tintas AZUL ou PRETA dão mais legibilidade no processo de microfilmagem (cópia) e no próprio manuseio da folha de cheque.


Uma cor que não uma das duas citadas anteriormente pode dificultar a leitura das informações contidas nesse documento de crédito. E na correria diária de uma agência bancária, o funcionário nem sempre terá tempo para 'decifrar' o que está escrito no cheque e esse, muito provavelmente, voltará pelos motivos 22 (divergência ou insuficiência de assinatura) ou 31 (erro formal).

Outra coisa que o cliente também deve ter cuidado é na hora do preenchimento. O cheque pode até conter erros de português na informação do valor por extenso, mas a inscrição deve ser feita, de preferência, com LETRA DE FORMA - aquela toda maiúscula. Tem gente que escreve uma letra inelegível, pior que a de médico... Como dito anteriormente, o funcionário não tem tempo de decifrar o que está rabiscado na folha de cheque. Em caso de dúvidas nas informações contidas no cheque, o funcionário adota como procedimento padrão o não recebimento do documento. O cheque volta.

Portanto, caro leitor/cliente, você que passa muitos cheques, atente para isso. Cheque não volta apenas por insuficiência de fundos. Cheque também volta por insuficiência de informações. Evite retrabalho para os funcionários do banco, dor de cabeça para você e aborrecimento para a pessoa para quem você passou o cheque. Preencha seus cheques com canetas de cor AZUL ou PRETA e escreva as informações preferencialmente em LETRA DE FORMA.    

Mas se você quiser me passar algum cheque, pode até preenchê-lo com letra de médico e escrever com tinta rosa choque. Eu recebo assim mesmo!!! 


(A imagem acima foi copiada do link Google Images)

8 comentários:

Alvaniza disse...

Adorei o rosa choque, rs. Compartilhei no meu Facebook. Esses esclarecimentos são importantes para a sociedade.

bancada livre disse...

O nome escrito em preto e o valor em azul tem problema?

Anônimo disse...

Não. Da mesma forma, havendo divergência entre o valor inscrito em números, e o valor por extenso, prevalece este último.

Josimar disse...

O cheque pode ser escrito com duas cores ou seja azul e preto

Unknown disse...

O cheque preenchido no nominal de caneta preta pode ser devolvido

Miguel disse...

O cheque pode ser escrito a lápis no anverso?

Anônimo disse...

Não é recomendado escrever a lápis. Além de a escrita ficar muito clara, quase inelegível, pode ser facilmente apagada. No mias, é importante também escrever de maneira clara, não rabiscada, pois o funcionário do banco, caso não decifre o que está escrito, pode devolver o cheque.


Chrys

;)

Unknown disse...

Um cheque com nominal em preto pode ser devolvido? E o que fazer ?