terça-feira, 10 de agosto de 2010

CONHEÇA O MUSEU MUNICIPAL DE ARACOIABA

Um sábio certa vez disse:
O povo que não conhece sua história, seu passado, não tem identidade e falta-lhe as ferramentas para construir seu próprio futuro.

Próxima segunda-feira (16-08-2010) Aracoiaba completa 120 anos de emancipação política e nas ruas da cidade o clima é de festa. Mas infelizmente isso só acontece uma vez por ano, que é justamente na semana que antecede o aniversário do município.

Ainda falta em nós aracoiabenses um certo espírito de orgulho e amor pela nossa terra. E isso tem causado o desinteresse pela nossa história, nossas origens.

Pensando em reverter esse quadro, um grupo de cidadãos inaugurou no dia 15 de agosto de 2009 o Museu Histórico e Cultural de Aracoiaba, que recebeu o nome do falecido Dr. Salomão Alves de Moura Brasil.

Dr. Salomão, como era mais conhecido, foi um grande educador que lutou pela melhoria e o desenvolvimento da educação, não só em Aracoiaba, mas em diversas outras cidades do Ceará. Por causa disso, o saudoso Dr. Saló recebeu o título de Papa da Educação no Maciço de Baturité.

O Museu de Aracoiaba está abrigado no prédio do ‘GVT’, no centro da cidade. Lá você encontra documentos, fotografias e diversos outros objetos que contam a história do município.

Se você é aracoiabense e quer conhecer suas raízes, mas se não for, gostar de história, não deixe de visitar o museu. Cento e vinte anos de história esperam por você.





(As imagens acima foram copiadas do link Lusmar Paz Leite.)

Um comentário:

ALMIR disse...

Parabéns Aracoiaba pelos 120 anos de existência. Exalto a iniciativa da criação do museu da nossa cidade. Merecida homenagem ao Iluminado Dr. Salomão. "Meu eterno mestre"! Obrigado por tudo.
Que a semente educacional que Você plantou continue sendo regada para o bem de Aracoiaba, do Ceará e do Brasi! Sim! Ó deusa da sabedoria ARACOIABA em te confia.