31 Guerra santa (I) - 1 Javé disse a Moisés: 2 "Execute a vingança dos filhos de Israel contra os madianitas. Depois você se reunirá com seus antepassados".
3 Moisés disse ao povo: "Escolham homens entre vocês, e os armem para a guerra. Eles atacarão os madianitas para realizar contra estes a vingança de Javé.
4 Mandem para a guerra mil homens de cada uma das tribos de Israel".
5 Desse modo, forneceram para a guerra doze mil homens, mil de cada uma das tribos de Israel.
6 Moisés enviou-os para a guerra, mil de cada tribo, sob as ordens de Finéias, filho do sacerdote Eleazar, com as armas sagradas e as trombetas para o toque de combate.
7 Guerrearam contra Madiã, conforme Javé ordenara a Moisés, e mataram todos os homens.
8 Mataram também os reis de Madiã: Evi, Recém, Sur, Hur e Rebe, os cinco reis de Madiã; também passaram a fio de espada Balaão, filho de Beor.
9 Os filhos de Israel levaram como prisioneiras as mulheres madianitas com suas crianças, e saquearam todo o gado, rebanhos e bens.
10 Incendiaram as cidades e todos os povoados. 11 Em seguida, carregaram todos os despojos, homens e animais.
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro dos Números, capítulo 31, versículo 01 a 11 (Nm. 31, 01 - 11).
Explicando Números 31, 01 - 24.
Sobre a lei do extermínio ou anátema, cf. Nm 21,1-3 e nota. Sobre o caso de Fegor, cf. Nm 25,1-18 e notas. O texto, redigido após o exílio, recorda as normas da guerra santa, para mostrar o perigo de Israel perder a própria identidade através de matrimônios mistos.
Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 185.
(A imagem acima foi copiada do link Pink Table.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário