segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O CARRO QUE TODO AMBIENTALISTA QUERIA POSSUIR

Conheça o Survolt, carro esportivo elétrico mais rápido do mundo

O SURVOLT é o protótipo de um carro esportivo da montadora francesa Citroën que funciona com eletricidade. Suas medidas são modestas: 1,2 metro de altura; 1,87 m de largura; e 3,85 m de comprimento. As portas são verticais (abrem para cima), e o chassi tubular, feito de fibra de carbono, confere ao modelo um design arrojado, parecido com o daqueles veículos de filmes de ficção científica.

Faz de zero a 100 km/h em cerca de cinco segundos, podendo atingir, segundo a Citroën, a velocidade máxima de 260 km/h, fato que o torna o carro elétrico mais rápido do mundo.

O espaço interno do Survolt é pequeno - para não dizer apertado - e dá um pouco de trabalho para entrar. O cinto de segurança tem quatro pontos diferentes de fixação e é sem opções de ajuste. O carro possui apenas dois pedais: o do freio e o do acelerador. O câmbio é automático (não há o pedal da embreagem como nos carros convencionais), o que dispensa a troca de marchas manualmente.

Totalmente elétrico, é anunciado pela montadora como um modelo ambientalmente correto. As baterias que fazem o carro funcionar são de íon de lítio, de 31 kwh, que conferem ao veículo uma autonomia no modo "normal" de cerca de 200 quilômetros.

O carro pesa 1100 kg, sendo 280 kg só das baterias. Estas suportam apenas 20 minutos de intensa atividade - o que é muito para um carro elétrico -, e demoram dez horas para recarregar numa tomada elétrica caseira.

O Citroën Survolt é ainda apenas um protótipo que os engenheiros da montadora francesa não sabem se algum dia será produzido em série. Caso seja, seu preço certamente será de alguns milhões de dólares.

Para quem tem consciência ambiental e uma gorda conta bancária, o Survolt é uma boa opção de carro ecologicamente correto. Eu tenho consciência ambiental, mas a gorda conta bancária...


(As imagens acima foram copiadas do link Images Google.)

Nenhum comentário: