quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AMIGOS

Sim, amigo é coisa muito séria. Acho que a gente pode viver sem empregos, sem dinheiro, sem saúde e até sem amor, mas sem amigos, nunca.

Pois amigo é capaz de suprir discretamente essas faltas e lhe conseguir trabalho, lhe emprestar dinheiro, lhe tratar na doença. Só não pode se envolver em assuntos de amor, porque aí deixa de ser amigo; e a maior tolice que se arrisca a incorrer alguém é misturar amigo com amor.

A primeira lei da boa amizade creio que é ter poucos amigos. Muitos camaradas, colegas, conhecidos cordiais, mas amigos poucos. E, tendo poucos, poder e saber tratá-los. Jamais criar tempo de rivalidade entre os amigos: cada um há de ter a sua área específica, a sua zona própria de influência.

Respeite os seus amigos. Isso é essencial. Não procure influir neles, governá-los ou corrigi-los. Aceite-os como são. O lindo da amizade é a gente saber que é querida a despeito de todos os nossos defeitos.

Amigo entende, aguenta, perdoa, Amigo é pra essas coisas, como diz aquela cantiga tão bonita.


Rachel de Queiroz (1910 - 2003), escritora, jornalista, tradutora, romancista e dramaturga cearense. Primeira mulher a ocupar uma cadeira da Academia Brasileira de Letras. Hoje está se comemorando 100 anos do seu nascimento.


(A imagem acima foi copiada do link Cumprimentos.)

Nenhum comentário: