sábado, 3 de outubro de 2009

VITÓRIA EM COPENHAGUE, FESTA EM COPACABANA



Agora é oficial: Rio de Janeiro vai sediar olimpíada de 2016

Ontem, por volta das 13h30 (horário de Brasília), a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A votação ocorreu em Copenhague, Dinamarca, e a capital carioca bateu Madri com 66 votos a 32, na última votação.
O Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a organizar o maior evento esportivo do mundo. Tomando emprestada a famosa frase de Lula: nunca na história desse país uma cidade brasileira foi escolhida para sediar uma olimíada. Nosso presidente, por sinal, estava presente na cerimônia e até ofuscou a imagem do presidente norte-americano, Barack Obama. Esse, nem esperou o evento acabar. Saiu de mansinho e até triste, já que Chicago foi eliminada na primeira rodada de votações.
Mesmo antes da vitória brasileira ser confirmada, a imprensa estadunidense já adiantava: "Lula pips Obama in battle of presidents at vote for 2016 Olympic Games" (Lula bate Obama na Batalha dos presidentes por votos para as Olimpíadas de 2016) anunciou o site Times Online, referindo-se ao desempenho dos dois estadistas nas apresentações de seus respectivos países.
A vitória foi em Copenhague, mas a festa, em Copacabana. Uma multidão foi comemorar na praia o resultado da votação. Uma estrutura para shows foi montada. Havia até um telão, que transmitiu ao vivo a cerimônia do COI. Para estimular um maior comparecimento, os funcionários públicos foram liberados do expediente às 10h. A adesão foi total: cerca de cem mil pessoas participaram do espetáculo nas areias de Copacabana.
O custo total dos jogos olímpicos de 2016 está estimado em cerca de 25 bilhões de reais. Entretanto, parte da população está desconfiada de como esse dinheiro será usado. É que nos jogos Pan Americanos, de 2007, aconteceram vários problemas de organização. Houve superfaturamento do orçamento, e a estrutura física (alojamentos, pscinas) não foi mais utilizada após os jogos.
O momento é de euforia, sem dúvidas, mas devemos ficar de olhos bem abertos: no Brasil, dinheiro atrai corrupção; e muito dinheiro deve atrair mais ainda.

(A foto que ilustra esse texto foi copiada do link Blogs.abril)

Um comentário:

Ariston Bruno disse...

pra quÊ dinheiro...poxa, você conseguiu maximizar o que todos pensamos...Agora, o nossos políticos estão como pinto na merda!
Ahh, Caro André...muito boa a sacada da frase do Lula...nunca antes nesse blog você foi tão humorado...muito bom Capotte!