quarta-feira, 9 de março de 2011

ESTAMOS PERDENDO ESSA BATALHA...


A batalha contra o aquecimento global está sendo perdida. O Protocolo de Kioto, firmado em 1997 para promover a redução global das emissões de gases do efeito estufa, fracassou.

Despejamos mais gás carbônico na atmosfera do que nunca. Temos:
1. menos de 50 anos para consertar o estrago, antes de o gelo do Ártico derreter, elevar os oceanos e afogar cidade inteiras;
2. menos de 100 anos até o aumento da temperatura afetar plantações, causar doenças e matar.

É hora de tentar algo novo. Urgente. Há uma ameaça no ar.

Só para se ter uma ideia: nos últimos 150 anos já forma jogados na atmosfera cerca de 500 bilhões de toneladas de CO2 (dióxido de carbono). Estamos envenenando nosso planeta. Estmos colocando em risco a nossa própria existência - e a de milhões de outros seres vivos - aqui na Terra. Pense nisso.


Fonte: revista Galileu, maio de 2009, edição n. 214, pp 49-50, com adaptações.


(A imagem acima foi copiada do link Ecodebate.)

terça-feira, 8 de março de 2011

FELIZ DIA DA MULHER

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Você sabe que duas importantes mulheres brasileiras nasceram no dia de hoje?

Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita. Nasceu no dia 8 de março de 1911 e faleceu em 28 de julho de 1938. Foi companheira do cangaceiro Virgulino da Silva - o Lmapião - e primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.

Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani, popularmente conhecida como Hebe Camargo. Nasceu em Taubaté/SP em 8 de março de 1929. Está completando hoje 82 anos de idade. Tda como a Rainha da TV brasileira, Hebe é apresentadora de televisão, atriz, cantora e já atuou no rádio.

Parabéns a todas as Marias Bonitas, Hebes Camargo e demais mulheres que tornam a vida do homem mais bela e prazeirosa.

domingo, 6 de março de 2011

PARA POUCOS E ENDINHEIRADOS

Conheça o Veyron Super Sport, o carro de passeio mais rápido do mundo


O BUGATTI VEYRON SUPER SPORT é o carro de passeio mais potente e mais veloz do mundo. Faz parte de uma série limitadíssima da montadora francesa Bugatti: apenas 30 foram produzidos.

O Veyron SS, como também é chamado, é tão rápido que necessita de um aerofólio traseiro para lhe dar estabilidade. O acessório é ativado quando o cupê alcança os 180 km/h. O carro pode atingir até 431 km/h, mas todos os modelos saem de fábrica com a velocidade 'limitada' a 415 km/h. Motivo: o atrito com o solo a mais de 420 km/h desgasta rapidamente os pneus, que poderiam derreter e causar um acidente. (Imagine como ficaria o carro, e os ocupantes, numa capotagem a 420 km/h!)

O tanque do veículo tem capacidade para cem litros de combustível (gasolina), mas segundo os engenheiros, 10 minutos com o 'pé embaixo' no acelerador é suficiente para esvaziar o tanque e arruinar completamente os pneus - mas deve dar para impressionar uma garota, he, he, he.

Os únicos carros capazes de competirem com o Veyron SS em aceleração e velocidade são aqueles que disputam a Fórmula 1, mas só na largada. Numa corrida o cupê francês deixaria os veículos da F1 comendo poeira. O recorde de velocidade do bólido foi conquistado pelo piloto francês Pierre-Henri Raphanael.

O preço do Bugatti Veyron Super Sport gira em torno de dois milhões de euros (cerca de 4,8 milhões de reais). Mas para comprá-lo, além de muita grana, o camarada tem que ser rápido igual ao carro. Dos 30 modeos produzidos, 26 já haviam sido vendidos até janeiro passado.


(As imagens acima foram copiadas do link Google Images.)

sexta-feira, 4 de março de 2011

ÉTICA E JORNALISMO

O compromisso fundamental do jornalismo é com a ética, assim diz o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Partindo desse pressuposto, subentende-se que o jornalista não pode se corromper ao desempenhar suas atividades.

Mas como não se corromper? Como saber o que é certo ou errado? Por quem se basear? Para responder a estas e outras perguntas recorremos à ética.

E o que é ética? Apenas um apanhado de leis ou regulamentos? Um conjunto de normas que ensina como o jornalista se ‘comportar’?

A ética vai muito além disso. Ela traspassa as barreiras dos ‘manuais de redação’ e chega na praticidade do nosso quotidiano.

Grosso modo, a ética é importante para o jornalismo porque é ela quem delimita as fronteiras do certo e do errado. Do legal e do ilegal. Do ‘favorzinho’ e da corrupção.

Contudo, como a ética é algo subjetivo, cada um pode ter a sua? Não é bem assim... A ética é uma só, e antes de ser um documentador dos fatos, o jornalista é um cidadão que deve colocar na balança suas palavras, pois essas podem causar a ‘morte social’ de alguém.

Falar da ética no jornalismo é fácil – pelo menos na teoria -, mas na prática, a coisa muda de figura. Muitas vezes a necessidade econômica ou o apelo financeiro falam mais alto. Nas redações lotadas de pautas, com diretores cobrando o pronto fechamento das matérias, a ética é a última coisa em que se pensa...

Tudo está perdido? Ou como dizia Janet Malcom, o jornalismo não é nada mais do que uma profissão promíscua e fadada ao fracasso?

Não! Como em todo lugar, no jornalismo ainda existem profissionais capacitados mas, acima de tudo, cidadãos, que ainda não se corromperam e põem a ética em prática todos os dias nessas redações afora pelo Brasil.


(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)

quinta-feira, 3 de março de 2011

PRA QUÊ ESTUDAR?


Estudar pra quê? Pra quê estudar?
Estudar para memorizar
Estudar para se empregar
Estudar para pagar
Estudar para comprar
Estudar para passar
Estudar para não reprovar
Estudar para criar
Estudar para criticar
Estudar para opinar
Estudar para não se deixar dominar
Estudar para se libertar
Estudar para ensinar
Estudar para preservar
Estudar para contemplar
Estudar para inovar
Estudar para revolucionar
Estudar para apoiar
Estudar para gerar
Estudar para avançar
Estudar para provar
Estudar para somar
Estudar para multiplicar
Estudar para se atualizar
Estudar para amar.

(Redigi essa poesia em menos de 15 minutos, quando dava plantão numa delegacia no interior do RN.)

quarta-feira, 2 de março de 2011

ESTUDAR PRA QUÊ?


Estudar pra quê? Pra quê estudar?
Estudar para aprender
Estudar para vencer
Estudar para crescer
Estudar para não depender
Estudar para ser
Estudar para viver
Estudar para não morrer
Estudar para combater
Estudar para não esquecer
Estudar para querer
Estudar para não perder
Estudar para não ser
Estudar para não sofrer
Estudar para receber
Estudar para não dever
Estudar para não empobrecer
Estudar para se manter
Estudar para aos outros prover
Estudar para enriquecer
Estudar para querer
Estudar para poder.

(Produzi essa poesia em menos de 15 minutos, quando dava plantão numa delegacia do interior do RN.)

terça-feira, 1 de março de 2011

Um ARACOIABENSE no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro está comemorando hoje 446 anos. Conhecida por Cidade Maravilhosa, o Rio está entre os 10 destinos turísticos mais visitados do mundo. É a segunda maior cidade do país e foi capital do Brasil de 1763 a 1960, quando Brasília assumiu o status de capital federal.

Apesar da fama internacional de cidade violenta, o Rio de Janeiro teve um de seus principais pontos turísticos – o Cristo Redentor – eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno, levando a preferência de mais de 100 milhões de internautas.

Tive o prazer de conhecer a Cidade Maravilhosa diversas vezes para visitar meu irmão Almir. Abaixo, algumas fotos da minha última passada por lá em fevereiro de 2010, mostrando os dois pontos turísticos mais conhecidos da cidade: o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor (Corcovado):


Teleférico do Pão de Açúcar, também chamado de bondinho. É um dos dois jeitos de se chegar ao topo do Pão de Açúcar - a outra maneira é escalando. A subida do bonde é rápida, leva menos de cinco minutos. Mas dá um friozinho na barriga...



Foto do Pão de Açúcar tirada do Morro da Urca. Observe o aspecto da rocha. Não lembra um pão?.. Veja também a vegetação que cerca a serra. É da Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo!



Foto panorâmica da cidade do Rio de Janeiro tirada a partir do Corcovado. Repare como os prédios disputam espaço com as serras. É a Cidade Maravilhosa, uma terra de contrastes. De longe é tão frágil e pequenina que até podemos segurá-la entre as mãos.



Cristo Redentor, de braços abertos abençoando o 'Rio', os cariocas, os turistas, os gringos, os aracoiabenses e todos que por lá passam.




Aos pés do 'Cristo': chegar lá é fácil, difícil é tirar uma foto sozinho. São dezenas de turistas de todas as partes do mundo disputando um espaço.





Veja a quantidade de gente. Mas com um pouco de esforço, quase segurei na mão do Cristo Redentor...

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O que é, para que serve, e como funciona um AEROFÓLIO AUTOMOTIVO

O aerofólio automotivo, ou simplesmente aerofólio, é um equipamento com formato de asa de avião invertida e serve para dar estabilidade ao veículo.

A eficácia do aerofólio é sentida quando o carro atinge uma determinada velocidade – geralmente 80 km/h. O vento passa pelo equipamento e devido à aerodinâmica deste, o ar é forçado para baixo, empurrando o veículo para mais próximo do chão – o que baixa o centro de gravidade –, proporcionando mais estabilidade no auto e facilitando na dirigibilidade.

Os veículos onde o uso dessa ferramenta é imprescindível são os carros de corrida. Nos carros de passeio o aerofólio também é utilizado, mas geralmente serve apenas de adorno: dá um certo ar de esportividade no automóvel e ajuda a atrair mulheres.


(As imagens acima foi copiada do link Bing Images.)