sábado, 30 de abril de 2022

PRINCÍPIO DA DIALETICIDADE

Dicas para cidadãos e concurseiros de plantão.


O chamado Princípio da Dialeticidade exige que a parte recorrente não se limite, simplesmente, a repetir os argumentos da petição inicial ou da defesa.  Deve-se, isso sim, trazer uma verdadeira reflexão, com argumentos pontuais de irresignação sobre todos os aspectos da demanda e também sob a ótica dos juízos de valor emitidos na decisão recorrida. 

Do contrário, poder-se-ia chegar à conclusão que todos os recursos não passariam de uma mera repetição (inútil) de argumentos já solucionados.

Desde o CPC/73, no art. 514, inciso II, já se previa a exigência dos “fundamentos de fato e de direito” do inconformismo.  

Com a reforma processual, esse princípio ficou melhor esclarecido, conforme vemos no art. 932, inc. III, in litteris: Art. 932. Incumbe ao relator: /…/ III – NÃO CONHECER de recurso inadmissível, prejudicado ou que não tenha impugnado especificamente os fundamentos da decisão recorrida; /…/.

Logo, uma vez não sendo declinado pela parte recorrente os motivos pelos quais afirma incorreta a decisão recorrida e as razões para a reforma da mesma, equivale à ausência da apresentação.

Isso foi bem empregado pelo legislador ao legitimar o relator, POR DECISÃO MONOCRÁTICA, deixar de conhecer do recurso, pois de fato, o tema se refere a descumprimento do requisito extrínseco de admissibilidade recursal, referente à regularidade formal.  

Em sendo um dos requisitos para a admissibilidade do recurso, é possível que o não conhecimento do recurso seja parcial, ou seja, limitada ao ponto das razões que foi repetido de outras peças processuais da instância a quo, sendo que eventual outro(s) ponto(s) que houve impugnação específica e demonstrou, de forma clara e objetiva, os fundamentos do inconformismo bem como os desacertos da decisão recorrida, não estará sujeito a incidência do vício formal em questão.

Por essas razões, uma excelente técnica é sempre comparar as razões ou minutas do recurso com as demais peças existentes e que serviram de base ao julgamento questionado. 

E uma vez se constatando que se tratam de meras cópias transcritas (sendo muito comum nos dias atuais utilizar-se do “copia e cola”) de argumentos já afastados pela decisão recorrida, deve ser alegado em preliminar recursal – eis que concerne ao juízo de admissibilidade – a afronta ao Princípio da Dialeticidade, porque se trata de REGULARIDADE FORMAL, que é um dos requisitos para a admissibilidade do recurso.

Temos relatos de escritórios de advocacia que conseguiram o acolhimento dessa preliminar defendida em sede de contrarrazões de apelação (art. 1.011, inc. I c/c art. 932, inc. III, do NCPC).

Em um dos casos (processo nº 1.0518.12.004709-8/002), o Desembargador impediu que o recurso tivesse seguimento, e em DECISÃO MONOCRÁTICA proferida acolheu a preliminar de ausência de dialeticidade, negando seguimento ao apelo, por inepto, fazendo-o monocraticamente, a teor do que dispõe a norma do art. 932, III, do Código de Processo Civil.

Deste modo, deixamos a dica para o profissional atentar-se para essa técnica de comparar as peças e, uma vez verificando se tratar de meras repetições de argumentos, alegar a afronta ao Princípio da Dialeticidade.

Fonte: Tavares Advocacia

II. A LIBERTAÇÃO: PROJETO DE VIDA (VIII)

2. DEUS responde ao clamor


4 Moisés parte para o Egito - 18 Moisés voltou para a casa de seu sogro Jetro, e lhe disse: "Vou voltar para o Egito, para ver se meus irmãos ainda vivem". Jetro respondeu: "Vá em paz".

19 Em Madiã, Javé disse a Moisés: "Volte para o Egito, porque morreram todos os que projetavam matar você". 20 Então Moisés tomou sua mulher e seu filho, os fez montar num jumento, e voltou para a terra do Egito. Moisés levava na mão a vara de DEUS.

21 E Javé disse a Moisés: "Quando você voltar ao Egito, procure fazer na presença do Faraó os prodígios que coloquei à sua disposição. Mas eu vou endurecer o coração do Faraó, para que ele não deixe o povo partir. 22 Então você dirá ao Faraó: Assim diz Javé: Israel é o meu filho primogênito 23 e eu ordeno a você que deixe meu filho sair para que me sirva. Se você se recusar a deixá-lo partir, eu matarei o filho primogênito de você".   

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 04, versículos 18 a 23 (Ex. 04, 18-23).


Explicando Êxodo 4, 18 - 23.

Com o retorno de Moisés ao Egito, o projeto de libertação começa a ser executado. E aqui já se faz alusão ao término violento desse projeto (v. 3; cf. 12,29-34).

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 74.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

sexta-feira, 29 de abril de 2022

DICAZINHA DE PORTUGUÊS

Como é chamado o cordão com o qual se amarram os sapatos?

a) cabaço

b) cadarço

c) cardaço

d) cardarço


Resposta. Opção B

Questãozinha simples, utilizando uma situação do dia a dia.

A maneira correta de se escrever é "cadarço", que é um substantivo masculino, cujo plural se dá acrescentando-se um "s": cadarços. 

Lembrando que esta é a grafia atual.

A forma antiga era "cadaço", ainda utilizado por muitas pessoas. Pode ser considerada um sinônimo para "cadarço".


Fonte: Dicionário Priberam e Dicio.

(A imagem acima foi copiada do link Sapatos e Cia.) 

quinta-feira, 28 de abril de 2022

II. A LIBERTAÇÃO: PROJETO DE VIDA (VII)

2. DEUS responde ao clamor


4 O porta-voz de Moisés - 10 Moisés insistiu com Javé: "Meu Senhor, eu não tenho facilidade para falar, nem ontem, nem anteontem, nem depois que falaste ao teu servo; minha boca e minha língua são pesadas".

11 Javé replicou: "Quem dá a boca para o homem? Quem o torna mudo ou surdo, capaz de ver ou cego? Não sou eu, Javé? 12 Agora vá, e eu estarei em sua boca e lhe ensinarei o que você há de falar".

13 Moisés, porém, insistiu: "Não, meu Senhor, envia o intermediário que quiseres". 

14 Javé ficou irritado com Moisés e lhe disse: "Você não tem o seu irmão Aarão, o levita? Sei que ele sabe falar bem. Ele está vindo ao seu encontro e ficará alegre em ver você. 15 Você vai falar com ele e transmitirá a ele as mensagens. Eu estarei na sua boca e na dele, e ensinarei a você o que deverão fazer. 16 Ele falará ao povo no lugar de você: ele será a sua boca, e você será um deus para ele. 17 Pegue esta vara na mão: é com ela que você fará os sinais".  

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 04, versículos 10 a 17 (Ex. 04, 10-17).

Explicando Êxodo 4, 10 - 17.

É a última objeção de Moisés: ele não sabe falar de maneira que o povo entenda. Aarão tem essa facilidade, pois vive no meio do povo; além disso, é irmão de Moisés e poderá ser o seu porta-voz. 

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 73.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

"O medo mata mais pessoas que a própria morte".


George Smith Patton Jr. (1885 - 1945): militar norte-americano que atuou pelos Estados Unidos na Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Na Primeira Guerra, lutou comandando a escola de tanques na França, atuando no recém formado Corpo de Tanques das Forças Expedicionárias Americanas. Na Segunda Guerra comandou o 3º Exército dos EUA, liderando tropas norte-americanas em batalhas no Mediterrâneo e Europa, ficando mais conhecido por suas campanhas na chamada Frente Ocidental, após a Invasão da Normandia (Dia D) em 1944.

(A imagem acima foi copiada do link Encyclopedia Britannica.) 

terça-feira, 26 de abril de 2022

II. A LIBERTAÇÃO: PROJETO DE VIDA (VI)

2. DEUS responde ao clamor


4 Moisés poderá demitificar a ideologia do opressor - 1 Moisés replicou: "E se eles não acreditarem em mim, nem fizerem caso, dizendo: 'Javé não apareceu a você'?" 

2 Javé perguntou-lhe: "O que você tem aí na mão?" Moisés respondeu: "Uma vara". 3 Então Javé lhe disse: "Jogue-a no chão". Moisés jogou a vara no chão e ela se transformou em cobra. Moisés, assustado, saiu correndo. 

4 Javé disse a Moisés: "Estenda a mão e pegue-a pela cauda". Ele estendeu a mão, pegou-a pela cauda e ela se transformou em vara.

5 Então Javé disse: "Isso é para acreditarem que Javé, o DEUS dos antepassados deles, o DEUS de Abraão, o DEUS de Isaac, o DEUS de Jacó, apareceu a você".

6 Javé disse-lhe ainda: "Coloque a mão no peito". Moisés colocou a mão no peito; ao retirá-la, a mão estava leprosa, branca como a neve.

7 Javé lhe disse: "Coloque de novo a mão no peito". Moisés colocou de novo a mão no peito e, ao retirá-la, estava normal como o resto do corpo. 

8 E Javé disse: "Se eles não acreditarem e não fizerem caso de você no primeiro sinal, acreditarão em você no segundo. 9 Se não acreditarem nem fizerem caso de você em nenhum dos dois sinais, pegue água do rio Nilo e derrame-a na terra seca; a água que você pegar do rio se transformará em sangue sobre a terra seca".

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 04, versículos 01 a 09 (Ex. 04, 01-09).

Explicando Êxodo 4, 01 - 09.

Moisés acha que o povo não vai acreditar nem fazer caso. Ele sabe que os sacerdotes e magos conseguem impressionar o povo, para o manter ideologicamente sob controle. Tendo adquirido poderes semelhantes aos dos sacerdotes e magos egípcios (cf. 7, 8-13), Moisés poderá conscientizar o povo, desmascarando a ideologia do sistema egípcio e fazendo o povo acreditar que a libertação é possível e vai se realizar. 

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 73.

(A imagem acima foi copiada do link Google Images.) 

"Os costumes resultam do hábito convertido em caráter".


Thomas Hobbes (1588 - 1679): filósofo, matemático e teórico político inglês. Defensor do absolutismo, sua principal obra é Leviatã, com a qual lançou as características do Estado moderno tal qual conhecemos hoje.

(A imagem acima foi copiada do link Google Images.) 

segunda-feira, 25 de abril de 2022

II. A LIBERTAÇÃO: PROJETO DE VIDA (V)

2. DEUS responde ao clamor


3 O projeto da libertação - 16 "Vá, reúna os anciãos de Israel e diga a eles: 'Javé, o DEUS dos antepassados de vocês, o DEUS de Abraão, o DEUS de Isaac, o DEUS de Jacó, ele me apareceu e disse: Eu vim ver vocês e como estão tratando vocês aqui no Egito.

17 Então eu disse: Eu decidi tirar vocês da opressão egípcia e levá-los para a terra dos cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus, para uma terra onde corre leite e mel'.

18 Os anciãos de Israel darão ouvidos a você. Então você irá com eles até o rei do Egito e lhe dirá: 'Javé, o DEUS dos hebreus, veio ao nosso encontro. Por isso, deixe-nos agora fazer uma viagem de três dias no deserto, para oferecermos sacrifícios a Javé nosso DEUS'.

19 Entretanto, eu sei que o rei do Egito não os deixará ir, se não for obrigado por mão forte. 20 Portanto, vou estender a mão e ferir o Egito com todas as maravilhas que farei no país. Então ele deixará vocês partir.

21 Farei com que o povo conquiste a simpatia dos egípcios, de modo que, ao partir, não saiam de mãos vazias.

22 As mulheres pedirão a suas vizinhas e às donas de casa, com quem estiverem alojadas, objetos de prata e ouro e roupas para vestir seus filhos e filhas; assim, vocês vão despojar os egípcios".  

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 03, versículos 16 a 22 (Ex. 03, 16-22).

Explicando Êxodo 3, 16 - 22.

O texto esboça um verdadeiro programa de ação libertadora. Primeiro, lembra o objetivo da libertação: criar um sistema alternativo ao da escravidão (vv. 16-17; cf. 3.7-8). Depois, apresenta a estratégia para o processo de libertação:

1) reunir os líderes naturais do povo (anciãos) e reivindicar pela via legal que o Faraó permita ao povo ir ao deserto para cultuar a Javé (v. 18);

2) fracassando a via legal, aplicar medidas de força - mão forte - (vv. 19-20);

3) deixar claro que o conflito será contra o poder opressor, e não contra o povo egípcio (v. 21);

4) exigir uma indenização por todo o tempo em que o povo trabalhou como escravo (v. 22).

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, pp. 72-73.

(A imagem acima foi copiada do link Comunhão.) 

domingo, 24 de abril de 2022

"As injúrias são as razões dos que não tem razão".


Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): compositor, teórico político, escritor e filósofo suíço. Foi um dos mais importantes teóricos do Iluminismo. Principais obras:

Discurso Sobre as Ciências e as Artes;

Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens;

Do Contrato Social;

Emílio, ou da Educação;

Os Devaneios de um Caminhante Solitário; e,

As Confissões.

(A imagem acima foi copiada do link Diniz Bioética.) 

sábado, 23 de abril de 2022

II. A LIBERTAÇÃO: PROJETO DE VIDA (IV)

2. DEUS responde ao clamor


3 O nome de DEUS - 11 Então Moisés disse a DEUS: "Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito?"

12 DEUS respondeu: "Eu estou com você, e este é o sinal de que eu o envio: quando você tirar o povo do Egito, vocês vão servir a DEUS nesta montanha".

13 Moisés replicou a DEUS: "Quando eu me dirigir aos filhos de Israel, eu direi: 'O DEUS dos antepassados de vocês me enviou até vocês'; e se eles me perguntarem: 'Qual é o nome dele?' O que é que eu vou responder?"

14 DEUS disse a Moisés: "Eu sou aquele que sou". E continuou: "Você falará assim aos filhos de Israel: 'Eu Sou me enviou até vocês'"

15 DEUS disse ainda a Moisés: "Você falará assim aos filhos de Israel: 'Javé, o DEUS dos antepassados de vocês, o DEUS de Abraão, o DEUS de Isaac, o DEUS de Jacó, foi quem me enviou até vocês'. Esse é o meu nome para sempre, e assim eu serei lembrado de geração em geração".   

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 03, versículos 11 a 15 (Ex. 03, 11-15).

Explicando Êxodo 3, 11 - 15.

Moisés se sente incapaz e sem autoridade para ser mediador da libertação para um povo, com quem jamais conviveu.

DEUS lhe assegura que estará com ele e que a libertação vai se realizar: o povo chegará até o Sinai (= Horeb, v. 1). 

Em seguida, DEUS se apresenta como aquele que está presente (v. 14): ele é o mesmo DEUS dos antepassados: aquele DEUS que prometeu formar um povo, agora vai cumprir a promessa.

Ele quer ser invocado sempre com este nome. DEUS manifesta a sua identidade dentro de um processo de libertação.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 72.     

(A imagem acima foi copiada do link Aleteia.)