sexta-feira, 30 de junho de 2017
"Não troco o meu 'oxente' pelo 'ok' de ninguém!"
Ariano Suassuna (1927 - 2014): poeta, escritor e dramaturgo brasileiro.
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)
quinta-feira, 29 de junho de 2017
O CONTEÚDO ESSENCIAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: TEORIAS E POSSIBILIDADES (II)
Continuação do resumo do texto "O Conteúdo Essencial dos Direitos Fundamentais: Teorias e Possibilidades" (cap. 5), de Virgílio Afonso da Silva, apresentado como trabalho de conclusão da segunda unidade da disciplina Direito Constitucional I, do curso Direito Bacharelado (2° semestre/noturno), da UFRN.
Os direitos fundamentais têm um limite: a dignidade da pessoa humana. |
CONTEÚDO
ESSENCIAL ABSOLUTO
Seria
um núcleo nos direitos fundamentais cujos limites externos formariam uma
barreira externa intransponível, independentemente da situação e dos interesses
que eventualmente possam existir em sua restrição. Tal barreira, segundo
Virgílio Afonso, funcionaria como último e efectivo obstáculo contra o abuso de
poder que o legislador, seja qual for a justificativa ou interesse, querendo prosseguir,
não consiga romper.
O
autor subdivide o conteúdo essencial absoluto em dinâmico e estático. O conteúdo essencial absoluto-dinâmico
seria aquele conteúdo essencial dos direitos fundamentais que, embora constitua
uma área intransponível em qualquer situação, seu conteúdo pode ser modificado
ao longo do tempo. Já o conteúdo
essencial absoluto-estático, por sua vez, não muda no tempo.
Independentemente de ideologias ou da realidade social vigente, ele continua
intangível.
Seguindo
o pensamento de Vieira de Andrade, o autor corrobora que o limite absoluto do
conteúdo essencial dos direitos fundamentais seria a dignidade da pessoa
humana. Isso justifica-se uma vez que a dignidade seria a base dos direitos
fundamentais “e o princípio da sua unidade material”.
Essa
ideia faz surgir dois problemas principais que Virgílio Afonso explica
sucintamente da seguinte forma: o primeiro deles seria metodológico. Se apenas a dignidade da pessoa humana tem um
conteúdo essencial absoluto, todos os outros direitos teriam um conteúdo
relativo e, por que não dizer, até mesmo restringível por completo em alguns
casos concretos.
O
segundo problema seria o risco de uma certa hipertrofia da dignidade e, consequentemente, da absolutização de todos os direitos
fundamentais. O autor citou o caso brasileiro, onde está existindo uma
verdadeira banalização da dignidade da pessoa humana. Apenas no primeiro
semestre de 2005, por exemplo, ao menos nove decisões do STF apontaram algum
tipo de ofensa à dignidade da pessoa humana.
(A imagem acima foi copiada do link Eus-R.)
quarta-feira, 28 de junho de 2017
O CONTEÚDO ESSENCIAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: TEORIAS E POSSIBILIDADES (I)
Resumo do texto "O Conteúdo Essencial dos Direitos Fundamentais: Teorias e Possibilidades" (cap. 5), de Virgílio Afonso da Silva, apresentado como trabalho de conclusão da segunda unidade da disciplina Direito Constitucional I, do curso Direito Bacharelado (2° semestre/noturno), da UFRN.
Virgílio Afonso da Silva: grande jurista brasileiro. |
INTRODUÇÃO
Virgílio
Afonso da Silva faz uma breve explanação falando sobre a complexidade do
conteúdo essencial dos direitos fundamentais, que envolve uma série de
problemas inter-relacionados, quais sejam:
a) análise daquilo que é protegido pelas normas
de direitos fundamentais;
b) relação entre o que é
protegido e suas possíveis restrições, e
c) como fundamentar tanto o
que é protegido como as suas restrições.
PONTO
DE PARTIDA: POSSÍVEIS DIMENSÕES DO PROBLEMA
Partindo-se
de uma dimensão estritamente objetiva, pode-se dizer que o conteúdo essencial
de um direito fundamental deve ser definido com base no significado desse
direito para a vida social como um todo.
Já
numa visão subjetiva, para o autor, mesmo que não reste nada de um direito
fundamental, é possível sustentar que mesmo assim permanece o dever de proteger
tal conteúdo a partir de uma perspectiva subjetiva e individual. Para facilitar
a explicação, foi usado o exemplo da desapropriação. Mesmo que este instituto
elimine o direito à propriedade daqueles que têm seus imóveis desapropriados,
mesmo assim, o direito de propriedade deve ser protegido.
(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)
terça-feira, 27 de junho de 2017
OS DIREITOS FUNDAMENTAIS (X)
Parte final (ufa...) do fichamento do texto "Os Direitos Fundamentais", de Artur Cortez Bonifácio, apresentado como trabalho de conclusão da segunda unidade da disciplina Direito Constitucional I, do curso Direito Bacharelado (2° semestre/noturno), da UFRN.
2.7
A APLICAÇÃO E EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS RELATIVAS AOS DIREITOS
FUNDAMENTAIS
Educação: um direito fundamental básico assegurado constitucionalmente. Na lei, é uma maravilha, mas na prática... |
Validade,
vigência e eficácia normativas são conceitos da teoria geral do direito, os
quais podem ser determinados de acordo com análises as mais variadas.
Para o
autor, o conceito de validade guarda
um sentido de conexão de normas, em que uma norma é validada por outra superior
ou de grau hierárquico maior. Ou ainda, que uma norma é válida se, por seu
conteúdo, puder determinar um comportamento.
Já eficaz é a norma quando se apresenta
apta à consecução dos objetivos jurídicos propostos, ou seja, à produção
concreta dos seus efeitos. Em sendo eficaz, naturalmente já estará válida.
Vigente, por seu turno, é a
norma promulgada e ainda não derrogada por outra norma. É a norma que existe e
em função da qual se pode exigir algum comportamento.
No que
tange especificamente às normas constitucionais, Artur Cortez faz um paralelo
com alguns estudiosos e as classifica em normas
de eficácia plena, porque alcançam os seus efeitos de imediato, integral e
diretamente; e de eficácia limitada,
uma vez que, total ou parcialmente, remetem seus efeitos essenciais ao
legislador ordinário.
A
aplicabilidade das normas constitucionais é a qualidade que a mesma tem de
produzir efeitos na relação jurídica. Diz respeito à eficácia normativa, à
capacidade que as normas têm de regular, em menor ou maior grau, as situações e
os comportamentos da vida.
A
validade da norma constitucional está assegurada, por si só, por ter passado
pelo processo constituinte e por compor a unidade formal da Constituição.
Mas
quando vamos para a vida prática a situação é diferente. Principalmente quando
se trata da aplicação imediata das normas relativas ao funcionamento do Estado
Social. No momento em que o Estado prestador é chamado a cumprir o seu fazere, prestare ou dare, como
manda a Constituição, a coisa se complica.
Por
serem bastante heterogêneas, há normas estruturadas para oferecerem respostas
imediatas no plano da aplicabilidade. Mas existem outras que dependem de
conformação legislativa e mais, de fontes de recursos que custeiem as despesas
com os direitos fundamentais assinados.
É
nestas horas que direitos básicos como educação, saúde e lazer são relegados a
segundo plano. Há, portanto, uma discrepância entre norma constitucional e
realidade fática, em desfavor dos direitos fundamentais e, por conseguinte, da
dignidade da pessoa humana. Lamentável...
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)
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segunda-feira, 26 de junho de 2017
KARL MARX
Alguns apontamentos sobre o contexto em que viveu Marx e como isso influenciou em suas teorias econômicas, fragmento retirado do trabalho apresentado como conclusão da segunda unidade da disciplina Economia Política, curso de Direito Bacharelado noturno, da UFRN.
Marx: conclamou os operários de todo o mundo a se unirem. |
Karl Marx (1818 - 1883), por seu turno, tinha
uma linha de pensamento diametralmente oposto à de Malthus. Após a consolidação
da Revolução Industrial (surgida na Inglaterra), ela foi se espalhando por
outros países europeus e chegou até a Prússia (atual Alemanha) onde Marx
nascera.
Lá, como
não podia deixar de ser, as ‘maravilhas’ do capital foram conseguidas às custas
da exploração dos operários. Da mesma forma que na Inglaterra, os trabalhadores
viviam no chão da fábrica uma verdadeira escravidão.
Neste
verdadeiro turbilhão social Marx desenvolveu suas ideias, uma concepção materialista
da história, que serviu de base para diversos ramos do conhecimento humano,
como a sociologia, a política e a economia.
Ele
reconheceu a divisão da sociedade em classes, mas, diferentemente de Malthus,
não aconselhava os marginalizados a se contentarem com sua condição. Pelo
contrário, Marx conclamava-os à luta, como bem expressou em sua obra Manifesto Comunista: “Proletários de
todos os países, uni-vos”.
Marx via a
luta de classes como uma característica do sistema capitalista, cuja meta é o
acúmulo de capital a qualquer custo através da ‘exploração do homem pelo
homem’. Em seus estudos ele identificou a faceta mais comum dessa exploração, a
mais-valia. Esta, resumidamente,
trata-se de um processo de exploração do trabalhador na produção. Digamos, por
exemplo, que em dois dias de trabalho o operário consegue produzir o suficiente
para pagar o próprio salário. Tudo o que fizer nos outros dias (excedente)
servirá de lucro para o patrão.
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domingo, 25 de junho de 2017
THOMAS MALTHUS
Alguns apontamentos sobre o contexto em que viveu Malthus e como isso influenciou em suas teorias econômicas, fragmento retirado do trabalho apresentado como conclusão da segunda unidade da disciplina Economia Política, curso de Direito Bacharelado noturno, da UFRN.
Thomas Malthus (1766 - 1834): o
economista inglês Malthus viveu num período de efervescência e grandes
transformações no cenário econômico, político e social, tanto a nível local
(Inglaterra), quanto a nível mundial.
Malthus: defendeu ideias que interessavam
à sua classe social, a aristocracia. |
Historicamente,
a Inglaterra perdera a posse recente das treze colônias da América do Norte,
que mais tarde se transformariam na grande potência militar e econômica que são
hoje os Estados Unidos. Contudo, o ‘’Império Britânico” continuava, ainda, a
exercer grande influência nos cinco continentes. Os ingleses eram uma potência
econômica e política cuja hegemonia não se via abalada por nenhuma outra nação.
Seu vasto império era tão extenso que costumava-se dizer que o “sol nunca se
punha no Império Britânico”.
Some-se a isso
a euforia da recente também “Revolução Industrial”, a qual representou um
incremento na produção, enchendo os mercados mundiais de produtos ingleses,
tornando a Inglaterra uma verdadeira ‘oficina’ do mundo e deixando os súditos
de sua majestade tremendamente ricos.
O aumento da
produção na indústria, causado pela Revolução Industrial, proporcionou a
criação de inúmeras vagas de empregos nas fábricas, localizadas nas cidades, e
deu um incremento no consumo. Também foi responsável por uma maior produção de
alimentos, beneficiada pela mecanização da lavoura e a introdução de novas
técnicas de cultivo.
Todo esse
contexto social pelo qual a Inglaterra vinha passando teve, dentre outras, as
seguintes consequências:
·
Êxodo do campo para as cidades, com a
consequente superlotação destas e encarecimento do ‘custo de vida’;
·
Exploração do trabalho dos operários pelos donos
das fábricas, que impunham extensas jornadas de trabalho – as quais passavam
das doze horas diárias –, utilizavam crianças no chão da fábrica e pagavam
salários às mulheres inferiores aos pagos aos homens;
· Crescimento exacerbado da população; e
· Escassez de alimentos.
Ora, apesar de
ser pastor anglicano e ter feito longas viagens pela Europa, Thomas Malthus era
filho de um rico proprietário de terras, era membro da aristocracia
(frequentando os altos círculos sociais) e, como não podia deixar de ser,
deixou sua origem abastada influenciar nos seus estudos econômicos.
Grosso modo, e
de maneira bem simplificada, ele defendia ideias que hoje são apontadas por
muitos como preconceituosas e racistas. Ele dizia que a diferença de classes
era algo normal e uma consequência inevitável do capitalismo.
Postulava, ainda, que a vida era como uma
loteria; quem nascera pobre não tinha tirado um ‘bilhete premiado’ e deveria se
conformar com isso. Concluía dizendo que a pobreza e o sofrimento eram o
destino para a maioria das pessoas. Essas ideias de Malthus foram muito bem
recebidas entre seus pares (aristocratas) e serviam para justificar seus
estilos de vida opulentos às custas da exploração dos pobres.
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sábado, 24 de junho de 2017
OS DIREITOS FUNDAMENTAIS (IX)
Continuação do fichamento do texto "Os Direitos Fundamentais", de Artur Cortez Bonifácio, apresentado como trabalho de conclusão da segunda unidade da disciplina Direito Constitucional I, do curso Direito Bacharelado (2° semestre/noturno), da UFRN.
2.6
NATUREZA JURÍDICA
Os
direitos fundamentais têm a natureza jurídica de direitos subjetivos
constitucionalizados, seja no plano dos direitos individuais, seja no plano dos
direitos sociais. Essa natureza jurídica levará sempre em conta a sua
significância para ordem constitucional.
Desse
modo, para que seja fundamental, um direito tem que se destinar à tutela de
bens jurídicos em favor do homem (individual ou coletivamente) por meio da
Constituição e da abertura que esta concede ao direito internacional dos
direitos humanos.
A
opção constitucional pela natureza jurídica dos direitos fundamentais reside no
projeto de se buscar uma solução que tenha amparo no texto constitucional aos
problemas propostos.
Neste
tópico o autor subdivide os direitos fundamentais em dois grandes grupos:
direitos negativos ou de defesa; e direitos positivos, ou de prestação.
Os
direitos negativos ou de defesa são aqueles que obrigam o Estado a respeitar a
esfera individual de ação do cidadão, no que tange à sua liberdade e
patrimônio. Correspondem aos direitos de primeira dimensão, fruto do Estado
Liberal.
Já os
direitos positivos, ou de prestação, evidenciam, no plano material, o princípio
da igualdade. Corresponde ao ‘fazer’ ou ‘dar’, por parte do Estado e entes
públicos, o que implica a adoção de um agir em favor da pessoa humana.
Correspondem aos direitos de segunda dimensão, fruto do Estado Social.
Georg Jellinek: desenvolveu a teoria dos quatro status. |
Trata-se
da ideia retirada de forma bastante reduzida da teoria dos quatro status, desenvolvida por Jellinek. Este pensador situa a posição
do indivíduo em relação ao Estado em função de seu vínculo com a comunidade
estatal, pelo que a sua personalidade jurídica estaria a depender do
reconhecimento de sua liberdade pelo Estado.
Artur
Cortez cita os quatro status de forma
bastante resumida:
1) status passivo ou status
subjectionis: consiste na subordinação do indivíduo ao Estado. Neste
cenário, o indivíduo apenas tem deveres e a autoridade do Estado é ilimitada.
2) status negativus ou status
libertatis: neste panorama, há respeito pela autonomia e personalidade
do indivíduo. Consequentemente, o poder estatal é limitado em face da
autodeterminação do indivíduo.
3) status positivus ou status
civitatis: a ação do Estado se volta para os interesses do indivíduo, a
fim de satisfazer suas necessidades mínimas.
4) status activus ou status
activae civitatis: a ação do indivíduo torna possível a ação do Estado,
por meio do reconhecimento de direitos políticos ou de participação política.
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status subjectionis
sexta-feira, 23 de junho de 2017
SMITH X RICARDO
Fragmento do trabalho apresentado como conclusão da segunda unidade da disciplina Economia Política, curso de Direito Bacharelado noturno, da UFRN.
Se Smith é
considerado o “pai” da economia moderna, Ricardo, pode-se assim dizer, seria o
“tio”. Isto pode soar estranho e hilário, mas Ricardo é considerado o mais
legítimo sucessor de Smith e, por conseguinte, os pensamentos de ambos
convergem em muitos pontos:
· Ambos apresentam o trabalho como principal –
se não o único – gerador de valor de um produto;
· Comungam da ideia de preço natural e preço de
mercado, entretanto, não se aprofundam em como a lei da oferta e da procura
afeta tais preços;
· Divisão tripartite: Ricardo dividia as classes
sociais em três: proprietários de terras, trabalhadores e capitalistas; Smith
dividia o preço em salário, lucro e aluguel.
Já no que
concerne às diferenças, enquanto Smith se preocupou mais em estudar a produção
de renda, Ricardo destacou a distribuição de renda entre os fatores de produção
(trabalhadores, proprietários de terras e capitalistas).
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)
quinta-feira, 22 de junho de 2017
TARECO E MARIOLA
Petrúcio Amorim: um dos ícones da cultura nordestina. |
Eu não preciso
de você
O mundo é grande e o destino me espera
Não é você quem vai me dar na primavera
As flores lindas que eu sonhei no meu verão
Eu não preciso de você
Já fiz de tudo pra mudar meu endereço
Já revirei a minha vida pelo avesso
Juro por Deus, não encontrei você mais não
Cartas na mesa
Bom jogador conhece o jogo pela regra
Não sabes tu que eu já tirei leite de pedra
Só pra te ver sorrir pra mim não chorar
Você foi longe
Me machucando provocou a minha ira
Só que eu nasci entre o velame e a macambira
Quem é você pra derramar meu mungunzá
Eu me criei
Ouvindo o toque do martelo na poeira
Ninguém melhor que mestre Osvaldo na madeira
Com sua arte criou muito mais de dez
Eu me criei
Matando a fome com tareco e mariola
Fazendo versos dedilhados na viola
Por entre os becos do meu velho Vassoural
O mundo é grande e o destino me espera
Não é você quem vai me dar na primavera
As flores lindas que eu sonhei no meu verão
Eu não preciso de você
Já fiz de tudo pra mudar meu endereço
Já revirei a minha vida pelo avesso
Juro por Deus, não encontrei você mais não
Cartas na mesa
Bom jogador conhece o jogo pela regra
Não sabes tu que eu já tirei leite de pedra
Só pra te ver sorrir pra mim não chorar
Você foi longe
Me machucando provocou a minha ira
Só que eu nasci entre o velame e a macambira
Quem é você pra derramar meu mungunzá
Eu me criei
Ouvindo o toque do martelo na poeira
Ninguém melhor que mestre Osvaldo na madeira
Com sua arte criou muito mais de dez
Eu me criei
Matando a fome com tareco e mariola
Fazendo versos dedilhados na viola
Por entre os becos do meu velho Vassoural
Petrúcio Amorim
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quarta-feira, 21 de junho de 2017
TEORIA DO VALOR DE DAVID RICARDO
Fragmento do trabalho apresentado como conclusão da segunda unidade da disciplina Economia Política, curso de Direito Bacharelado noturno, da UFRN.
David Ricardo (1772 - 1823)
explicou sua teoria do valor defendendo que o valor de determinado produto é o
resultado de todo o trabalho utilizado na produção/confecção desse produto: mão
de obra, máquinas, insumos e até o lucro dos capitalistas (que não deixa de ser
uma espécie de trabalho).
A essa dinâmica
de produção deu-se o nome de valor-trabalho,
o qual, segundo Ricardo, se dividia entre as três classes que compunham a
sociedade da época desse economista inglês: proprietários de terras,
trabalhadores e capitalistas.
Pela teoria
do valor-trabalho, Ricardo propunha que o preço era determinado pela quantidade
de trabalho aplicada – direta ou indiretamente – na produção de determinado
produto/mercadoria. Essa teoria comporta uma exceção, que são as obras de arte
e os objetos considerados ‘finos’ (roupas luxuosas, vinhos antigos, perfumes
raros, joias). Para esse tipo de objetos foi atribuído o chamado
valor-utilidade.
Na concepção
de David Ricardo o trabalho tinha uma importância tremenda, na medida em que,
para este economista, apenas o trabalho reproduzia seu valor em um excedente, diferentemente
da terra (como bem explicou em sua obra mais famosa Principles of Political Economy and Taxation – Princípios de
Economia Política e Tributação), que por sua natureza gera, além do trabalho e
do lucro, a renda, qual seja, um valor adicional.
(A imagem acima foi copiada do link Colégio Web.)
(A imagem acima foi copiada do link Colégio Web.)
terça-feira, 20 de junho de 2017
TEORIA DO VALOR DE ADAM SMITH
Fragmento do trabalho apresentado como conclusão da segunda unidade da disciplina Economia Política, curso de Direito Bacharelado noturno, da UFRN.
O britânico Adam Smith: pai da moderna economia e mais importante teórico do liberalismo econômico. |
O ponto de partida da teoria do valor
de Adam Smith (1723 - 1790) diz que o trabalho é o primeiro preço que determinado produto
tem. Dessa feita, mesmo antes de estar acabado, o produto/mercadoria
acabava sendo pago na forma do salário do trabalhador.
Partindo desse
pressuposto, Smith afirmava que para um produto usufruir de qualquer valor,
teria de resultar, necessariamente, de alguma forma de trabalho. Trocando em
miúdos, para este economista escocês, o pré-requisito para uma mercadoria ter
valor é que ela fosse gerada/produzida por trabalho, mas trabalho humano.
Segundo Smith,
a soma de três componentes determinava o valor total do produto: SALÁRIO (do
trabalhador), LUCRO (do patrão) e o ALUGUEL (de máquinas e instalações). Essa teoria
ficou conhecida como Teoria da Soma
e correspondia ao preço natural da mercadoria/produto, ou seja, aquele preço
obtido a partir da soma de lucro, aluguel e salário, sem sofrer influência da
oferta e da demanda. O preço real do produto, por seu turno, era o preço de
mercado, qual seja, aquele estabelecido pela força da “mão invisível”, cuja
formação era dada pela lei da oferta e da procura.
(A imagem acima foi copiada do link Foundation for Economic Education.)
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segunda-feira, 19 de junho de 2017
RELAÇÃO TERAPÊUTICA COMO INGREDIENTE ATIVO DE MUDANÇA
Resumo a partir de um texto de Bernard Range & Cols.
O
autor inicia seus argumentos apontando a influência da relação terapêutica no
sucesso do tratamento psicoterapêutico, fato que já constitui um consenso na
literatura especializada. Percebe-se, ainda, que o autor se refere àquele
recebedor da terapia como ‘paciente’, mas com o desenvolvimento das ideias,
chama-o de ‘cliente’.
Vemos
que, independentemente da abordagem teórica do profissional, o estilo
defensivo, bem como a falta de empatia do terapeuta na relação com o paciente,
compromete a autoestima deste, bem como impedem o progresso a contento do
tratamento. Tais conclusões são tiradas de Auerbach e Burns (1996) e Safran
(2002).
Outro
teórico (Newman, 2007) aponta em seus estudos os efeitos positivos da terapia
cognitiva em indivíduos depressivos. Constatou-se que a melhora na aliança
terapêutica é responsável pela redução dos sintomas depressivos, e vice-versa.
Para
corroborar tais resultados, Brotman, DeRubeis e Gibbons (2005) defendem que as
psicoterapias, em especial a TCC (terapia cognitivo-comportamental), cujas
técnicas específicas quando bem-sucedidas, promovem uma boa relação terapêutica.
Essa posição é diametralmente contrária ao que postulam os defensores dos
fatores comuns ou não específicos.
Dessa
feita, o autor considera plausível que técnicas específicas (apesar de não
citá-las no texto lido) e a relação terapêutica são variáveis mutuamente
influentes no processo psicoterápico.
Caso sejam
bem empregadas, as técnicas específicas geram no paciente alívio de sintomas, o
qual passará a experimentar sentimentos de gratidão e segurança dirigidos ao
clínico, o que favorece mais ainda o vínculo. No que concerne à relação
terapêutica, uma interação empática, acolhedora e calorosa da parte do
terapeuta facilitará a adesão do paciente às técnicas, ajudando na mudança.
Resumidamente,
o autor aponta, baseando-se em Bennett-Levy e Thwaites (2007) e Falcone (2004;
2006) que o terapeuta deve possuir durante o processo psicoterápico – além do
conhecimento analítico e técnico, obviamente – um rol de habilidades
interpessoais, quais sejam: “respeito, consideração, empatia, capacidade para
identificar sinais sutis de ruptura terapêutica e, principalmente, disposição
para reconhecer e explorar as próprias emoções envolvidas na relação com o
paciente” (p. 145).
E
encerra sua introdução argumentando que a prática da psicoterapia é uma via de
mão dupla, pois trata-se de um processo de influência social em que o profissional
influencia o cliente, e vice-versa. Nessa díade, terapeuta e paciente são ambos
pacientes.
(A imagem acima foi copiada do link Ansiedade e Pânico.)
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domingo, 18 de junho de 2017
OS DIREITOS FUNDAMENTAIS (VIII)
Continuação do fichamento do texto "Os Direitos Fundamentais", de Artur Cortez Bonifácio, apresentado como trabalho de conclusão da segunda unidade da disciplina Direito Constitucional I, do curso Direito Bacharelado (2° semestre/noturno), da UFRN.
2.5
UNIVERSALIDADE
Universalidade
nos direitos humanos significa que os mesmos são dirigidos à espécie humana, à
sociedade universal, ao homem e sua dignidade. Não devem, portanto, dirigir-se
a castas privilegiadas ou, tampouco, serem objetos de transações mercantis.
Iniciada
com a Declaração Francesa (1789), a universalidade, entretanto, teve sua dinâmica
de universalismo impulsionada e projetada verdadeiramente pós Segunda Guerra
Mundial, com a Declaração Universal de Direitos Humanos (1948), pois esta
trazia em suas disposições o ideário mínimo de uma vida digna a qualquer homem.
Segundo
o autor, “a universalidade, interdependência e indivisibilidade são
características dos direitos fundamentais inerentes ao direito internacional
dos direitos humanos, consistindo em uma tríade inseparável à dogmática
protetora” (p. 103).
Com a universalidade
também vem a indivisibilidade, uma vez que a amplitude dos direitos
fundamentais não admite que ao se conquistar uma sorte de direitos, tenha-se
que desistir dos demais.
(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)
(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)
sábado, 17 de junho de 2017
OS DIREITOS FUNDAMENTAIS (VII)
Continuação do fichamento do texto "Os Direitos Fundamentais", de Artur Cortez Bonifácio, apresentado como trabalho de conclusão da segunda unidade da disciplina Direito Constitucional I, do curso Direito Bacharelado (2° semestre/noturno), da UFRN.
2.4 OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA ORDEM INTERNA E NA ORDEM INTERNACIONAL
Direitos humanos: representam a faceta de internacionalização dos direitos fundamentais. |
2.4 OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA ORDEM INTERNA E NA ORDEM INTERNACIONAL
Tanto
na ordem interna, quanto na ordem externa, os direitos fundamentais se projetam
de maneira idêntica, porquanto os direitos fundamentais também são direitos
humanos positivados. Ora, se os direitos fundamentais representam uma projeção
jurídica interna dos direitos humanos, é na força de sua universalidade e na
sua realização universal que as ordens internas vão recorrer para implementação
das políticas constitucionais dos Estados.
Os
Estados apresentam em suas respectivas Constituições um vasto rol de direitos
fundamentais de oposição ao Estado, onde são declarados e assegurados bens como
a vida, a liberdade e a igualdade. A partir disso, elimina-se (pelo menos
teoricamente), qualquer possibilidade de discriminação ou preconceito de raça,
sexo ou credo, garantindo-se, por outro lado, direitos de participação
política, de realização tranquila, em democracias participativas.
Ao
lado dos direitos fundamentais são asseguradas normas relativas a ações de
dever ou fazer por parte do Estado, com o intuito de levar à concretização
desses direitos. São os direitos sociais, econômicos e culturais (saúde,
educação, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção das crianças
e dos idosos etc), mas que têm sua efetividade condicionada aos recursos do
Estado.
Questões
relativas a assuntos de natureza econômica, política, ecológica e de
humanidade, cujas discussões eram até bem pouco tempo feitas de forma isolada,
começam hoje a aproximar o direito constitucional e o direito internacional
público pelo viés dos direitos humanos.
Essa
proposta veio à baila na discussão de se internacionalizar
a Constituição ou de se constitucionalizar o direito internacional visto que,
quando se trata de direitos humanos, a política externa dos Estados é de
proteção desses direitos. E os direitos fundamentais são uma matriz superior,
porque voltados à consecução de uma vida digna a cada homem do planeta.
São os
direitos fundamentais que, interna e externamente, repercutem a faceta humana
de integração. Os tratados internacionais dos direitos humanos, os pactos de
direitos civis e políticos e de direitos econômicos, sociais e culturais são os
grandes referenciais dos direitos fundamentais internos. No caso do Brasil, o
processo de constitucionalização vem seguindo esses passos, numa visível
compatibilização material com a Constituição.
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)
sexta-feira, 16 de junho de 2017
BEM JURÍDICO PENAL (VII)
Continuação do resumo feito a partir dos livros Lições Fundamentais de Direito Penal - Parte Geral (de João Paulo Orsini Martinelli e Leonardo Schmitt de Bem, Ed. Saraiva, 2016, pp 89 - 135); e Direito Penal - Parte Geral (de Paulo César Busato, Ed Atlas, 2a edição, pp. 346 - 391), para a disciplina de Direito Penal I, do curso de Direito Bacharelado (2° semestre/noturno), da UFRN.
Meio ambiente: bem jurídico coletivo que deve ser protegido por todos. |
3. DISCUSSÃO ATUAL: BENS JURÍDICOS
TRANSINDIVIDUAIS E COLETIVOS
Como
dito anteriormente no prólogo deste trabalho, a ciência do Direito é algo dinâmico, que
precisa acompanhar os avanços da sociedade. Com os bens jurídicos não é
diferente.
Com raízes que remontam ao período
Iluminista, o rol do que entendemos com bem jurídico precisa ser atualizado
constantemente para acompanhar as especificidades da nossa sociedade
contemporânea.
Hoje veio à baila das discussões doutrinárias
os interesses transindividuais, difusos e coletivos, quais sejam: a proteção
dos animais, o meio ambiente ecologicamente equilibrado, a proteção dos
embriões, a paz e ordem públicas, a proteção dos dados na rede mundial de
computadores (internet).
Esses assuntos, por serem ainda recentes, são
alvo de polêmica e muita discussão. Mas o fato é que o legislador não pode se
furtar a deixar de lado os anseios da sociedade. Por outro lado, também não
pode proclamar a incidência penal em alguns contextos específicos sem que isso
seja precedido de uma pormenorizada fase de reflexão, estudos e discussão
político-criminal.
No caso de bens jurídicos transindividuais,
coletivos ou difusos, é mister salientar que tal discussão é pertinente, uma
vez que nem sempre os interesses prejudicados pelas condutas ofensivas são de
titularidade de uma única pessoa, mas de várias, como é o caso do meio ambiente
ecologicamente equilibrado (proteção esta, inclusive, garantida pela nossa Constituição
em seu Art. 225), da proteção dos dados na internet, da paz e ordem públicas.
Quanto à paz e ordem públicas, Zaffaroni e
Nilo Batista chegam a afirmar que "tratam-se de valores gerais, inegáveis,
porém dependentes, já que não existem neles mesmos senão como um resultado da
efetiva de todos os particulares bens jurídicos".
E mesmo em se tratando de proteção aos
animais, Zaffaroni preferiu conceber bem jurídico como "relação de
disponibilidade de um sujeito com um objeto, já que às vezes os sujeitos não
são pessoas".
Concluímos
então que, desde sua concepção, a ideia de bem jurídico tem sofrido
transformações históricas que acompanharam as evoluções ocorridas no seio de
cada sociedade. Por serem as relações humanas dinâmicas e suscetíveis a
mudanças, os bens jurídicos têm acompanhado tais especificidades, aumentando
seu rol de proteção sem, contudo, abrir mão de outros já conquistados.
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)
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quinta-feira, 15 de junho de 2017
BEM JURÍDICO PENAL (VI)
Fragmento de trabalho acadêmico apresentado na disciplina de Direito Penal I, do curso de Direito Bacharelado (2° semestre/noturno), da UFRN.
2. TOMADA DE POSIÇÃO
Bens
jurídicos são interesses vitais, interesses do indivíduo ou da comunidade, que
ultrapassam o ordenamento jurídico e se situam na própria vida. Antecedem e
ultrapassam a norma e, por serem tão valiosos, não são bens do Direito, mas do
ser humano (Franz von
Liszt).
Estão além do Direito e do Estado (Franz Birnbaum).
Após minuciosa análise dos autores
apresentados nos textos, entendo que as definições que melhor se encaixam na
ideia de bem jurídico são as de Franz von Liszt e Franz Birnbaum.
Tais
definições além de explicarem o bem jurídico numa concepção bastante abrangente
também traz implícita a sua função que é proteger o indivíduo na sua dignidade
de pessoa humana, contra os arbítrios do Estado.
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