Dicas valiosíssimas para o mercado de trabalho e o mundo dos concursos...
Quem é que nunca sofreu ao se dar conta de que perdeu o
dia inteiro fazendo coisas inúteis e não conseguiu terminar a única coisa que
realmente precisava fazer? Ou então fez uma lista detalhada de tarefas e não
conseguiu concluir nem a metade?
Na área de administração e gestão, fala-se da chamada Lei de Parkinson, segundo
a qual “O trabalho se expande
de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”.
Segundo o historiador e administrador inglês Cyril
Northcote Parkinson, vamos sempre nos ajustar para usar todo o prazo disponível
para terminar uma tarefa – por mais simples que ela seja. Mas, obviamente,
essa “lei” diz respeito a uma tendência que pode ser evitada. Trocando em
miúdos, os seres humanos têm o hábito de procrastinar até o último momento
para, depois, ter de terminar algo correndo para cumprir o prazo.
Isto é um erro e alguns hábitos favorecem
erros desse tipo. Veja cinco deles, que devem a todo custo ser evitados.
Fazer várias coisas ao mesmo tempo: Precisamos aceitar de uma vez este fato: não somos capazes
de fazer mais de uma coisa que exija a concentração ao mesmo tempo. Ou você lê
um livro ou assiste à TV; ou escreve um texto ou lê um artigo na internet. Fazer essas coisas ao mesmo tempo é
impossível. Você só está, na verdade, alternando tarefas e perdendo mais tempo,
já que perde a concentração cada vez que para de fazer uma coisa e vai para
outra.
Trabalhar com o e-mail aberto: Ler e responder e-mails enquanto
estuda entra na categoria “fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo”, então a
regra acima se aplica também aqui.
É uma prática comum entre pessoas
produtivas só checar o e-mail durante alguns períodos específicos do dia – logo
de manhã, na hora do almoço e no fim da tarde, por exemplo. Deixe seus colegas
saberem que, se tiverem algo urgente para tratar com você, devem lhe telefonar.
O mesmo serve para redes sociais.
Ficar procurando coisas inúteis em sites de busca: É meio estranho e perturbador encontrar-se
pesquisando sobre armas secretas da Rússia, sereias ou civilizações do centro
da terra quando alguns minutos atrás você estava superdeterminado a terminar um
relatório. Quando lhe vier à mente algo sobre o qual queira pesquisar ou alguma
outra ideia, anote num papel e volte a fazer o que estava fazendo.
Não priorizar as coisas: É importante ter interesses variados e diversificar suas
atividades, mas se perder de vista quais são as coisas mais importantes para
você, vai ficar à deriva e nem saberá mais por que está fazendo as coisas que
faz. Isso vale não só para grandes planos de vida, mas para o seu planejamento
de tarefas do dia a dia também. Por isso, lembre-se sempre de priorizar.
Anote seus planos todos e depois separe os dois ou três
que são realmente importantes – e foque neles. O mesmo com suas atividades
diárias: organize-as em ordem de importância e siga essa ordem na hora de
executá-las.
Assim, se não conseguir concluir algo
durante esse dia, pelo menos terá completado o que for mais importante. É bem
provável que você acabe percebendo que as tarefas do fim da lista são
dispensáveis. Ou pode perceber que é preciso delegá-las para outra pessoa
fazer.
Deixar as tarefas mais importantes para o fim do dia: Se você deixar o que for mais
importante para depois, as chances de não conclui-las são altíssimas. Priorize
suas coisas – de preferência, na noite anterior – e comece o dia já atacando o
que tem de ser feito primeiro.