segunda-feira, 14 de agosto de 2023

IV. A LEI DE SANTIDADE (XXXIII)


26 Bênçãos e maldições: vida ou morte (III) - 21 "Se vocês ainda se opuserem a mim e não me obedecerem eu os castigarei sete vezes mais, por causa de seus pecados.

22 Mandarei as feras do campo contra vocês. Elas deixarão vocês sem filhos, reduzirão seu gado e dizimarão vocês, a ponto de lhes deixar desertos os caminhos.

23 E, apesar desses castigos, se vocês ainda não se corrigirem e continuarem a se opor a mim, 24 eu também continuarei a ficar contra vocês, e os castigarei sete vezes mais, por causa de seus pecados.

25 Mandarei contra vocês a espada vingadora da minha aliança. E quando vocês se refugiarem em suas cidades, eu mandarei a peste, e vocês terão de se entregar aos inimigos.

26 Quando eu cortar de vocês o sustento de pão, dez mulheres irão assar o seu pão no mesmo forno, e darão a vocês o pão racionado, e vocês comerão, mas não ficarão saciados.

27 E, apesar disso tudo, se vocês ainda não me derem ouvidos e continuarem a se opor a mim, 28 eu ficarei furioso contra vocês, e os castigarei sete vezes mais, por causa de seus pecados.

29 Vocês comerão a carne de seus filhos e a carne de suas filhas.

30 Eu destruirei seus lugares altos, destroçarei seus altares de incenso, jogarei seus cadáveres sobre os cadáveres de seus ídolos, e rejeitarei vocês.

31 Devastarei suas cidades, destruirei seus santuários e não aspirarei mais o perfume do incenso de vocês.

32 Devastarei o país de vocês, e os inimigos que o ocuparem ficarão horrorizados.

33 Quanto a vocês, eu os espalharei no meio das nações e os perseguirei com a espada desembainhada. Seus campos ficarão desertos e suas cidades em ruínas".      

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Levítico, capítulo 26, versículo 21 a 33 (Lv. 26, 21 - 33).

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

Nenhum comentário: