sábado, 25 de novembro de 2023

II. O POVO DE DEUS EM MARCHA (XXVII)


17 A função do líder é zelar pela comunidade (I) - 1 Javé falou a Moisés: 2 "Diga a Eleazar, filho do sacerdote Aarão, para tirar os incensórios do meio do fogo e espalhar as brasas, porque são santas.

3 Quanto aos incensórios desses homens, que pagaram o seu pecado com a própria vida, sejam transformados em chapas para revestir o altar, pois foram apresentados a Javé. Por isso, ficaram consagrados e vão servir de lição para os filhos de Israel".

4 O sacerdote Eleazar pegou os incensórios de bronze trazidos pelos homens que o fogo havia destruído. Foram transformados em chapas para revestir o altar, 5 e assim lembrar aos filhos de Israel que nenhum estranho, que não seja da descendência de Aarão, deve apresentar-se para oferecer incenso a Javé, pois teria o mesmo destino de Coré e seu grupo.

Eleazar fez tudo conforme Javé lhe havia ordenado por meio de Moisés.

6 No dia seguinte, toda a comunidade dos filhos de Israel protestou contra Moisés e Aarão, dizendo: "Vocês estão matando o povo de Javé".

7 E dado que a comunidade estava se amotinando contra Moisés e Aarão, estes foram para a tenda da reunião. A nuvem cobriu a tenda e a glória de Javé se manifestou.

8 Moisés e Aarão entraram na tenda, 9 e Javé lhes falou: 10 "Afastem-se dessa comunidade, pois vou consumi-la num instante!"

Os dois se prostraram com o rosto por terra; 11 em seguida, Moisés disse a Aarão: "Pegue o incensório, coloque nele brasas do altar, coloque incenso, e vá depressa fazer a expiação pela comunidade, porque a ira de Javé se inflamou contra ela, e a praga já começou".  

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro dos Números, capítulo 17, versículo 01 a 11 (Nm. 17, 01 - 11).

Explicando Números 17, 01 - 26.

Aqui se desenvolve a tema da supremacia do sacerdócio de Aarão e seus descendentes. Ressalta-se também o papel do verdadeiro líder: zelar e promover o bem da comunidade.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 169.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário