terça-feira, 9 de abril de 2024

I. PRIMEIRO DISCURSO DE MOISÉS: REVER O PASSADO EM VISTA DO FUTURO (VIII)


2 Primeira vitória - 26 "Do deserto de Cademot enviei mensageiros a Seon, rei de Hesebon, com esta proposta de paz: 27 "Deixe-me passar por seu território. Seguirei pela estrada sem me desviar para a direita nem para a esquerda. 

28 Pagaremos a você a comida que nos der e a água que bebermos. Deixe-nos atravessar a pé, 29 como nos fizeram os descendentes de Esaú que habitam em Seir, e os moabitas que habitam em Ar, até que atravessemos o rio Jordão para entrar na terra que Javé nosso DEUS vai nos dar".

30 Seon, rei de Hesebon, não permitiu que passássemos pelo seu território. Javé DEUS tornou obstinado o espírito dele e endureceu-lhe o coração, para o entregar em poder de vocês, como hoje se vê. 

31 Javé me disse: "Veja! Estou começando a entregar Seon com seu território a você. Comece a conquistar o território dele". 

32 Seon veio ao nosso encontro em Jasa, com todas as suas tropas. 33 Javé nosso DEUS o entregou a nós, e nós o vencemos, e também os seus filhos e todo o seu exército. 34 Tomamos posse de todas as suas cidades e sacrificamos cada uma delas, como anátema: homens, mulheres e crianças, sem deixar nenhum sobrevivente.

35 Pegamos apenas o gado como despojo, e também o saque das cidades que conquistamos. 36 Dsde Aroer, que está à margem do vale do Arnon, com a cidade que está dentro do vale, até Galaad, e diante de nós não houve cidade que resistisse: Javé nosso DEUS entregou todas elas para nós. 37 Você só não se aproximou da terra dos amonitas, isto é, de toda a região do vale do rio Jaboc, e das cidades da serra, como Javé nosso DEUS havia ordenado". 

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Deuteronômio, capítulo 02, versículo 26 a 37 (Dt. 02, 26 - 37). 

Explicando Deuteronômio 02, 26 - 37.

Cf. nota em Nm 21,21-35. Sobre o anátema, cf. Nm 21,1-3. 

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 196.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário