sábado, 9 de março de 2024

III. O POVO DIANTE DA TERRA PROMETIDA (XXXVI)


31 Guerra santa (II) - 12 Levaram os prisioneiros, o saque e os despojos para Moisés, o sacerdote Eleazar e toda a comunidade de Israel, que estava acampada na estepe de Moab, às margens do rio Jordão, na altura de Jericó.

13 Moisés, o sacerdote Eleazar e todos os chefes da comunidade saíram para recebê-los fora do acampamento.

14 Moisés ficou furioso com os chefes da tropa, generais e capitães que voltavam da guerra, 15 e lhes disse: "Por que vocês deixaram as mulheres com vida? 16 Foram elas que, instigadas por Balaão, fizeram os filhos de Israel trair Javé no caso de Fegor: por causa delas houve uma praga sobre toda a comunidade de Javé.

17 Agora, portanto, matem todas as crianças do sexo masculino e todas as mulheres que tiveram relações sexuais com homens.

18 Deixem vivas apenas as meninas que não tiveram relações sexuais com homens, e elas pertencerão a vocês.

19 Quanto a vocês, fiquem sete dias fora do acampamento. Aqueles que tiverem matado alguém ou tocado em cadáver, deverão purificar-se, junto com os prisioneiros, no terceiro e no sétimo dia.

20 Purifiquem também toda roupa, objetos de couro ou de pelo de cabra e todos os objetos de madeira".

21 O sacerdote Eleazar disse aos guerreiros que tinham voltado da guerra: "São estas as ordens que Javé deu a Moisés: 22 ouro, prata, bronze, ferro, estanho e chumbo, 23 tudo o que resiste ao fogo, vocês deverão purificar com o fogo e lavar com água tudo o que não resiste ao fogo.

24 No sétimo dia vocês lavarão as roupas e ficarão puros. Depois poderão entrar no acampamento".   

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro dos Números, capítulo 31, versículo 12 a 24 (Nm. 31, 12 - 24).

(A imagem acima foi copiada do link Images Google.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário