segunda-feira, 18 de março de 2024

III. O POVO DIANTE DA TERRA PROMETIDA (XLVIII)


33 Repartir a terra com igualdade - 50 Na estepe de Moab, às margens do rio Jordão, na altura de Jericó, Javé falou a Moisés:

51 "Diga aos filhos de Israel: Quando vocês atravessarem o rio Jordão e entrarem na terra de Canaã, 52 expulsem daí todos os governantes dela, destruam seus ídolos e imagens, e arrasem seus lugares altos. 

53 Tomem posse da terra e habitem nela, pois eu lhes dei essa terra, para que vocês a possuam. 54 Dividam a terra, por sorteio, entre os clãs de vocês. Deem como herança uma parte maior para aquele que é mais numeroso, e uma parte menor para aquele que é menos numeroso.

A herança de cada um será onde cair o sorteio. Façam a divisão entre as tribos de vocês. 

55 Contudo, se vocês não expulsarem os governantes da terra, aqueles que ficarem serão para vocês espinhos nos olhos e ferrões nas costas; eles serão inimigos na terra que vocês habitarem.

56 E eu farei com vocês aquilo que pensei fazer com eles".   

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro dos Números, capítulo 33, versículo 50 a 56 (Nm. 33, 50 - 56)

Explicando Números 33, 50 - 56. 

A terra dada por DEUS deve ser purificada de qualquer culto idolátrico, que poderia manter uma sociedade baseada na injustiça e desigualdade. O texto salienta que a terra é dom de DEUS e deverá ser repartida igualitariamente entre todos.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 189.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário