sábado, 11 de novembro de 2023

II. O POVO DE DEUS EM MARCHA (XVI)


14 As tentações na caminhada (III) - 20 Javé disse: "Eu perdoo o povo, conforme você está pedindo. 21 Mas, por minha vida e pela glória de Javé que enche a terra, 22 todos os homens, que viram a minha glória e sinais que eu fiz no Egito e no deserto, já me puseram à prova dez vezes, e não me obedeceram.

23 Eles não verão a terra que jurei dar a seus pais. Nenhum daqueles que me desprezaram verá essa terra. 24 Meu servo Caleb, porém, animado de outro espírito, ele me seguiu fielmente. Por isso eu o farei entrar na terra que ele explorou, e a descendência dele possuirá a terra.

25 Visto que os amalecitas e cananeus habitam no vale, amanhã vocês deverão partir para o deserto, seguindo a rota do mar Vermelho".

26 E Javé continuou a dizer a Moisés e Aarão: 27 "Até quando essa comunidade perversa continuará murmurando contra mim? Ouvi os filhos de Israel se queixarem contra mim. 28 Diga a eles: Por minha vida - oráculo de Javé - eu os tratarei conforme o que vocês me jogaram na cara.

29 Seus cadáveres cairão neste deserto. E todos os que foram recenseados, de vinte anos para cima, e que murmuraram contra mim, 30 não entrarão na terra onde jurei estabelecer vocês. A única exceção será Josué, filho de Nun, e Caleb, filho de Jefoné.

31 Quanto aos filhos de vocês, de quem vocês diziam que seriam levados como escravos, eu os farei entrar para conhecer a terra que vocês desprezaram. 32 Mas os cadáveres de vocês cairão neste deserto, 33 e por este deserto os filhos de vocês caminharão errantes durante quarenta anos, carregando a infidelidade de vocês, até que os cadáveres de vocês se desfaçam no deserto.

34 Vocês exploraram a terra durante quarenta dias. A cada dia corresponderá um ano. Pois bem! Vocês carregarão o peso de suas faltas por quarenta anos, para que vocês saibam o que significa abandonar a mim. 35 Eu sou Javé, e juro que vou tratar desse modo a essa comunidade que se revoltou contra mim: serão consumidos neste deserto e nele morrerão". 

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro dos Números, capítulo 14, versículo 20 a 35 (Nm. 14, 20 - 35).

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário