sábado, 11 de novembro de 2023

II. O POVO DE DEUS EM MARCHA (XV)


14 As tentações na caminhada (II) - 11 Javé disse a Moisés: "Até quando esse povo vai me desprezar? Até quando se recusará a acreditar em mim, apesar de todos os sinais que tenho feito entre vocês? 12 Vou feri-lo com peste e deserdá-lo. De você, tirarei um povo grande e mais numeroso do que eles".

13 Moisés respondeu a Javé: "Os egípcios sabem que foste tu que tiraste este povo do meio deles com grande poder, 14 e dirão isso aos habitantes desta terra. Eles souberam, Javé, que tu estás no meio deste povo, que te mostras a ele face a face, que tua nuvem está sobre ele, e caminhas à sua frente de dia numa coluna de nuvem, e de noite numa coluna de fogo.

15 Se agora fazes este povo perecer, como se fosse um só homem, as nações ouvirão a notícia e dirão: 16 'Javé não conseguiu levar esse povo à terra que havia prometido para eles; por isso o matou no deserto'. 17 Portanto, mostra tua grande força, conforme prometeste.

18 Javé, paciente e misericordioso, que perdoas a culpa e a transgressão, mas não nos deixas sem castigo; que castigas a culpa dos pais em seus filhos, netos e bisnetos: 19 perdoa a culpa deste povo, conforme a tua grande misericórdia, já que o trouxeste do Egito até aqui". 

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro dos Números, capítulo 14, versículo 11 a 19 (Nm. 14, 11 - 19).  

Explicando Números 14, 01 - 45. 

No processo de libertação, as incertezas provocam uma série de tentações: voltar às seguranças concedidas e prometidas pelo opressor (v. 2), desistir no meio da caminhada (vv. 2 e 3), renegar os verdadeiros líderes (cf. Ex 17,4), esquecer as conquistas já conseguidas (vv. 11.13-14), queimar etapas para chegar mais depressa ao objetivo (14,39-45), desprezar o ideal de libertação (cf. Nm 13,1-33); fazer separação entre a religião e os problemas concretos (cf. Ex 32). Tudo isso faz com que o projeto se torne muito mais difícil e seja retardado por gerações inteiras. 

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 165.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário