segunda-feira, 31 de julho de 2023

IV. A LEI DE SANTIDADE (XXIII)


24 DEUS está no meio do povo - 1 Javé falou a Moisés: 2 "Mande que os filhos de Israel tragam para você azeite de oliva puro e refinado, para manter as lâmpadas sempre acesas. 

3 Na tenda da reunião, fora do véu que está na frente do Testemunho da Aliança, Aarão preparará todos os dias a lâmpada. Ela ficará nesse lugar diante de Javé, ardendo continuamente, desde a tarde até a manhã. É uma lei perpétua para os descendentes de vocês.

4 Aarão preparará continuamente, na presença de Javé, as lâmpadas sobre o candelabro de ouro puro. 

5 Pegue flor de farinha e asse com ela doze pães de oito litros cada um. 6 Coloque-os, depois, em duas fileiras de seis, sobre a mesa de ouro puro, que está diante de Javé.

7 Coloque incenso puro sobre cada fileira. Isso será o alimento oferecido como memorial, como oferta queimada para Javé.

8 A cada sábado esses pães serão colocados permanentemente diante de Javé. Os filhos de Israel fornecerão os pães como aliança perpétua.

9 Esses pães pertencerão a Aarão e a seus filhos, que os comerão no lugar sagrado, porque serão, para Aarão, porção sagrada e perpétua das ofertas queimadas a Javé". 

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Levítico, capítulo 24, versículo 01 a 09 (Lv. 24, 01 - 09).

Explicando Levítico 24, 01 - 09.

O rito da lâmpada lembra a presença permanente de Javé no santuário. O rito dos pães lembra que o povo de Israel (doze tribos) está continuamente diante de Javé. Sobre os pães oferecidos a DEUS, cf. Mc 2,25-26.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 142

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário