sábado, 22 de julho de 2023

IV. A LEI DE SANTIDADE (XXII)


23 Festa das Tendas - 33 Javé falou a Moisés: 34 "Diga aos filhos de Israel: No dia quinze do sétimo mês começa a festa das Tendas, dedicada a Javé, e dura sete dias. 

35 No primeiro dia, reúnam-se em assembleia sagrada e não façam nenhum trabalho. 

36 Durante sete dias ofereçam para Javé ofertas queimadas. No oitavo dia, voltem a se reunir em assembleia sagrada e apresentem para Javé uma oferta queimada: é dia de reunião solene e vocês não farão nenhum trabalho.

37 São estas as festas de Javé, em que vocês se reunirão em assembleia sagrada, e oferecerão a Javé oblações, holocaustos e ofertas, sacrifícios de comunhão e libações, conforme o ritual de cada dia.

38 Tudo isso será feito além dos sábados de Javé e além das dádivas, votos e ofertas voluntárias que vocês farão a Javé.

39 Desde o dia quinze do sétimo mês, quando vocês tiverem feito a colheita, celebrarão a festa de Javé durante sete dias. O primeiro e oitavo serão dias de repouso.

40 No primeiro dia, vocês pegarão frutos das melhores árvores, cortarão ramos de árvores para enfeite, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas e de salgueiros, e farão festa durante sete dias na presença de Javé, o DEUS de vocês.

41 Vocês celebrarão essa festa dedicada a Javé durante sete dias por ano. É uma lei perpétua para os seus descendentes, e será celebrada no sétimo mês.

42 Vocês morarão em cabanas durante sete dias; todos os naturais de Israel morarão em cabanas, 43 para que seus descendentes saibam que eu fiz os filhos de Israel habitar em cabanas quando os tirei do Egito. Eu sou Javé, o DEUS de vocês". 

44 E Moisés comunicou aos filhos de Israel as festas de Javé.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Levítico, capítulo 23, versículo 33 a 44 (Lv. 23, 33 - 44).   

(A imagem acima foi copiada do link Blog da Tia Alê.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário