sexta-feira, 3 de junho de 2022

II. A LIBERTAÇÃO: PROJETO DE VIDA (XXXI)

4. A Luta pela libertação


12 Construir uma nova sociedade - 15 "Durante sete dias, vocês comerão pães sem fermento. No primeiro dia, vocês tirarão o fermento de dentro de casa, e será excluída de Israel qualquer pessoa que comer algo fermentado, desde o primeiro dia até o sétimo.

16 No primeiro dia vocês farão uma assembleia sagrada. E, no sétimo dia, outra assembleia sagrada. Nesses dias ninguém trabalhará, e vocês prepararão apenas o que cada um deve comer.

17 Vocês observarão a festa dos Pães sem fermento, porque nesse mesmo dia eu fiz os exércitos de vocês sair do Egito. Vocês observarão esse dia como rito permanente, de geração em geração.

18 No dia catorze do primeiro mês, à tarde, vocês comerão pães sem fermento, até a tarde do dia vinte e um desse mês.

19 Durante sete dias não se achará fermento na casa de vocês, pois todo aquele que comer pão fermentado será eliminado da comunidade de Israel, tanto o imigrante como o natural do país.

20 Vocês não comerão pão fermentado; comerão pães sem fermento em todo lugar em que morarem".

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 12, versículo 15 a 20 (Ex. 12, 15 - 20).

Explicando Êxodo 12, 15 - 20.

A festa dos Pães sem fermento era primitivamente celebrada por agricultores na ocasião da colheita: a finalidade era não misturar o produto da colheita anterior com o produto da nova.

Essa mistura podia acontecer se fosse usado o fermento, que era conservado com parte da massa feita da colheita anterior.

A sociedade que nasceu da liberdade não deve conter elemento nenhum da sociedade estruturada sobre a opressão.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 82.

(A imagem acima foi copiada do link Google Images.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário