UTILIDADE PÚBLICA. DIVULGUEM!!!
Principais abusos cometidos pelas instituições bancárias contra os clientes
1. Envio de cartão de crédito sem solicitação do consumidor.
Esta estratégia é utilizada pelos bancos para estimular o consumo. Totalmente ilegal, tal prática é abusiva, de acordo com o Código de defesa do Consumidor (CDC) e já confirmado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Ainda que o cartão esteja bloqueado, constitui prática comercial abusiva, ensejando, inclusive uma ação por danos morais do cliente contra a instituição financeira.
2. Espera na fila por tempo excessivo.
2. Espera na fila por tempo excessivo.
Inúmeras cidades possuem lei determinando o tempo máximo de espera para ser atendido no banco. Esse tempo de espera pode variar. Em média é de 20 (vinte) minutos, em dias comuns e de 40 (quarenta) minutos, em véspera de feriado ou em dia de pagamento.
O não atendimento, pelo banco, do tempo de espera, pode ser considerada prática abusiva, ensejando dano moral.
3. Juros abusivos.
3. Juros abusivos.
Neste ponto, temos uma péssima notícia para o consumidor: no Brasil não existe legislação que limite os juros cobrados pela instituição financeira quando do empréstimo de dinheiro. O que temos, na verdade, é um limite fixado pelo STJ, determinando que os juros não podem ultrapassar a média do mercado. Ora, mas quem dita a taxa do mercado, em parte, são as instituições financeiras...
Por causa disso, temos alguns absurdos, como a taxa média do mercado para financiamento de veículo, que gira em torno de 23,4% ao ano. Não é incomum os cliente dizerem coisas do tipo: "financiei um carro, e vou pagar dois", ou "peguei uma quantia e vou pagar o triplo".
4. Cobrança de Taxas indevidas.
4. Cobrança de Taxas indevidas.
Esse tópico é comum, principalmente para quem possui conta-corrente. Os bancos são "sabidos", continuam cobrando tarifas de manutenção, mesmo quando o correntista solicita o encerramento da conta.
Outras taxas, igualmente abusivas e ilegais, cobradas pelas instituições bancárias: cobrança de taxa de registro do contrato; cobrança de tarifa de abertura de crédito (TAC) ou tarifa de emissão de carnê (TEC); cobrança de anuidade de cartão de crédito, que não tenha sido solicitado pelo cliente.
5. Fortuitos internos.
Outras taxas, igualmente abusivas e ilegais, cobradas pelas instituições bancárias: cobrança de taxa de registro do contrato; cobrança de tarifa de abertura de crédito (TAC) ou tarifa de emissão de carnê (TEC); cobrança de anuidade de cartão de crédito, que não tenha sido solicitado pelo cliente.
5. Fortuitos internos.
São prejuízos causados por estelionatários em que a instituição financeira, de alguma forma, tem responsabilidade. Os casos mais corriqueiros são: empréstimos para terceiros, feitos no nome do cliente, mas sem a autorização deste; descontos em conta por produtos/serviços não autorizados pelo consumidor; inscrição do nome do cliente em órgãos de serviços de proteção ao crédito, sem motivo que o justifique; compensação de cheque fraudado; repasse de dados (quebra de sigilo bancário) para outras empresas, sem expressa autorização do cliente.
Todas estas situações acima elencadas são passíveis de indenização por danos morais.
6. Venda casada
6. Venda casada
Este costume dos bancos é clássico, tanto é que já vem sendo praticada até por outras empresas. A venda casada constitui no condicionamento da oferta de um produto ou serviço à contratação de outro produto ou serviço. Tal prática é considerada abusiva pelo CDC.
Fonte: JusBrasil, com adaptações.
(A imagem acima foi copiada do link JusBrasil.)
Pois é o que mais chega lá em casa...Cartões sem nós pedirmos....
ResponderExcluirParabéns! Esclarecedor para a população que desconhece tais práticas.
ResponderExcluirPois bem, cartão chega direto lá em casa sem a solicitação...A gente guarda como "relíquia";
ResponderExcluirSegunda - feira dia 17/08/2020 precisei ir à Agência Caixa ,entrei na filei às 9:30h sob o sol(fiquei com medo de me torrar),mas pus paciência e calma na hora,teve gente na minha frente desistindo de ficar esperando para entrar na mesma e só fiquei feliz quando consegui entrar dentro da Agência, pois tinha "cafofinho" para sentar, podia beber água e ir ao banheiro(era que eu mais queria)...Levei a manhã toda para entrar,quando acessei o salão foi por volta das 13:04h e para ser atendida foi por volta das 15:45h...AHAHAHHAHAHAH....
Mas, no fim, consegui obter os esclarecimentos e as orientações e saí feliz de lá...
Aconteceu também uma vez, não foi na Caixa , ofereceram um pacote casadinha, mas nem me interessei...
Os Bancos têm OLHO GORDO para nóis clientes...