Saiba um pouco mais desse acontecimento de extrema importância para a história da humanidade
Foguete Saturno V: levou o módulo de comando, o módulo lunar e levou os astronautas para a órbita terrestre. |
Neste mês completa-se cinquenta anos do pouso histórico da missão Apollo 11 em solo lunar. O feito se deu em 20 de julho de 1969.
Participaram da missão três astronautas norte-americanos: Neil Armstrong, comandante da missão e primeiro ser humano a pisar na Lua; Buzz Aldrin, piloto do módulo lunar Eagle e segundo ser humano a pisar na Lua; e Michael Collins, que pilotou o módulo de comando Colúmbia, não desceu à superfície lunar. Ficou na órbita da Lua, enquanto os outros dois astronautas estavam na superfície. O módulo Eagle fez o pouso (alunissagem) na superfície lunar com Armstrong e Aldrin.
A missão foi comandada pela agência espacial norte-americana, NASA. O lançamento aconteceu no Centro Espacial John F. Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida), no dia 16 de julho de 1969. O foguete que levou, tanto o módulo de comando, quanto o módulo lunar, foi o Saturno V. O pouso na Lua (alunissagem) se deu numa região conhecida como Mar da Tranquilidade, no dia 20 do mesmo mês; já o pouso na Terra, aconteceu no Oceano Pacífico, no dia 24 de julho de 1969.
Astronauta Neil Armstrong: foi o primeiro ser humano a pisar na Lua. Nesta foto, ele trabalha no módulo lunar Eagle. |
Astronauta Buzz Aldrin: presta continência à bandeira norte-americana. |
Ao todo, a duração da viagem foi de oito dias, três horas, dezoito minutos e trinta e cinco segundos. No total, foram percorridos cerca de 1,533 milhão de quilômetros.
O feito conquistado pelos três astronautas foi sem precedentes na história da humanidade. Pela primeira vez, desde que surgiu no planeta Terra, o homem conseguia explorar "outros mundos", e deixar sua marca além das fronteiras terrestres.
Armstrong, Aldrin e Collins foram recebidos como heróis e desfilaram em carro aberto pelas ruas de Nova Yorque e Chicago, para milhões de pessoas. Os três receberam, ainda, inúmeras homenagens ao longo a vida.
Mais que a conquista de um país (EUA, que venceu a URSS na chamada "Corrida Espacial"), o pouso do homem na Lua representa uma vitória do intelecto, da perspicácia, da determinação e da curiosidade humanas, os quais têm nos levado cada vez mais longe. Seja na busca do desconhecido, seja na superação dos nossos limites.
Sejamos, pois, caros leitores, curiosos e desbravadores.
Módulo de comando Colúmbia: pilotado por Michael Collins, ficou orbitando a Lua. |
Módulo lunar Eagle: fez o pouso na Lua com Neil Armstrong e Buzz Aldrin. |
De volta à Terra: os astronautas pousaram o módulo de comando Colúmbia no Oceano Pacífico. |
Recebidos como heróis: os três astronautas desfilam em carro aberto, para milhões de pessoas nas ruas. |
(Fonte e imagens: Wikipédia.)
Legal, mas será que foi verdade???
ResponderExcluirParabéns pelo texto. São poucos os que se preocupam com a disseminação do conhecimento. Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluir;)
Acredito que os astronautas encontraram alguma ameaça alienígena na Lua. Por isso, o homem nunca mais pisou lá...
ResponderExcluirHá 50 anos... Armstrong disse: " Este é um pequeno passo para o homem.Um grande salto para a humanidade."
ResponderExcluirOi Carlos, devia aproveitar e falar sobre as 'teorias da conspiração' envolvendo a ida do homem à Lua.
ResponderExcluirDany
Fantástico!!!
ResponderExcluir