Alguns estudiosos atribuem à Lei das XII Tábuas como origem do direito romano. Esta lei constitui uma antiga legislação criada por volta do ano 450 a.C. e recebeu tal nome porque foi compilada em doze tabletes de madeira que foram afixadas no Fórum Romano, para que todos pudessem lê-las e conhecê-las (olha o princípio da publicidade aí...).
Atribui-se à ideia da criação dessa lei a um plebeu de nome Terentílio. Motivo: segundo relatos históricos, no início da República Romana as leis eram guardadas em segredo pelos detentores do poder (pontífices e patrícios), que era a mesma classe dominante. Tais leis eram aplicadas com especial severidade contra os plebeus (a classe dominada), que desconheciam os códigos legais, porém sofriam graves sanções...
A ideia 'revolucionária' de Terentílio era que houvesse uma compilação e publicação oficial, com o objetivo de que todos - plebeus ou patrícios - conhecessem as leis.
Assim foi criada a Lei das XII Tábuas, que democratizou o acesso às leis e ajudou a impedir o abuso que era feito pelas classes dominantes.
Enquanto isso, aqui no Brasil, quase 2500 anos depois, ainda vemos este tipo de abuso no nosso país. A lei sendo aplicada com severidade para a classe dominada, e aplicada com bondade para a classe dominante. Lamentável.
(A imagem acima foi copiada do link Múltiplos Caminhos.)
(A imagem acima foi copiada do link Múltiplos Caminhos.)
Esta Lei serviu e bastante para a democratização de outras Leis e barrar o abuso feito entre eles... A Lei das Doze Tábuas constituía uma antiga legislação estando na origem do direito romano. Formava o cerne da constituição da República Romana e do mos maiorum (antigas leis não escritas e regras de conduta).
ResponderExcluirOi Carlos, eu sei que pareço repetitiva, mas...
ResponderExcluirPARABÉNS PELA INICIATIVA.
Esses textos me fazem lembrar a matéria que vi no curso de Direito.
Pena que você não divulgou antes.
Sucesso.
;)
Chrys