O problema da poupança da velhinha.
Certa vez atendi uma senhora muito simpática que me procurou dizendo estar com um problema na conta. Essa senhora nunca tinha possuído conta na CAIXA, mas viu uma propaganda na TV e decidiu abrir uma poupança.
- Qual o problema da sua conta, perguntei.
- Meu filho, eu não sei direito. Eu coloco o cartão, digito a senha, escrevo as 'letrinha' mas não consegui nem sacar nem transferir dinheiro.
- Isso já tinha acontecido outras vezes?
- Não. É minha primeira conta na CAIXA, recebi o cartão há uma semana mas não estou conseguindo 'mexer' na minha poupança.
- Mais alguém mexe na sua poupança? (Perguntei sem malícia, juro.)
- Não. Só eu.
Pedi os documentos pessoais da velhinha - identidade e CPF - junto com o cartão da conta. Entrei no sistema para ver se a senha estava bloqueada. Não estava bloqueada. Verifiquei noutro aplicativo para ver se o cartão estava bloqueado. Também não estava com defeito. Verifiquei no cadastro se os dados pessoais da cliente estavam corretos. Todos 'batiam'. Cheguei a pensar em fazer uma nova senha e solicitar novas letrinhas, mas aí veio uma luz...
- Senhora, o que mesmo a senhora estava querendo fazer?
- Sacar um dinheiro ou fazer uma transferência para meu neto, respondeu ela candidamente.
- E qual seria o valor?
- Uns cem 'real'.
Resolvi verificar o saldo da conta. Uma coisa tão óbvia, mas que às vezes o funcionário esquece. Foi aí que percebi que a conta não tinha um centavo. Estava zerada.
- Dona, a senhora quando abriu a conta, depositou algum valor nela?
- Não. E precisava? perguntou ela inocentemente.
- Claro senhora. Para movimentar sua conta, tem que ter dinheiro nela... Sua conta está normal.
- Sério? Sem nenhum problema.
- Sério. O único problema dela é a falta de dinheiro... Mas não se preocupe que esse problema atinge a maioria dos brasileiros.
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário