Foto 1
Foto 2
Foto 3
De um lado da sala, todos atentos às orientações da instrutora...
Foto 4
... do outro lado, também.
Foto 5
Exercício para relaxar e desestressar.
Foto 6
Foto 7
Foto 8
Aula de DATILOSCOPIA e GRAFOSCOPIA. A datiloscopia é uma das áreas da papiloscopia e consiste no processo de identificação humana por meio das impressões digitais. A grafoscopia estuda a escrita, buscando encontrar traços da personalidade do autor dos caracteres. Ambas, datiloscopia e grafoscopia, são utilizadas pelos bancos como forma de reduzir os casos de fraudes, evitando-se, assim, prejuízos financeiros tanto para as instituições como para os clientes.
Foto 9
As impressões digitais de uma pessoa são únicas. Elas divergem até mesmo em gêmeos idênticos. Dessa forma, as fraudes documentais utilizando-se impressões digitais são mais fáceis de serem identificadas.
Foto 10
Já as assinaturas são mais suscetíveis de serem fraudadas, uma vez que nem mesmo o dono da assinatura consegue reproduzi-la de forma idêntica. Contudo, cada pessoa coloca traços de sua personalidade ao assinar o próprio nome. Assim, nem o melhor fraudador consegue reproduzir de maneira fidedigna a assinatura de outrem.
Foto 11
Foto 12
Foto 13
Teste para colocar em prática as orientações dos instrutores no combate a fraude documental. O `simulado` era composto por baterias de exercícios. Cada bateria continha vinte exercícios. Cada aluno tinha 60 segundos para dizer se as impressões digitais/assinaturas conferiam ou não conferiam. Posteriormente, o grau de dificuldade dos exercícios foi aumentando e passamos a dispor de apenas 30 segundos para conferir os documentos. Parece pouco tempo, mas no dia a dia do Caixa, tempo é algo que deve ser utilizado da forma mais eficaz possível. A turma foi disposta em círculo, como pode ser observado na foto abaixo.
Foto 14
Exercício prático de datiloscopia e grafoscopia. Os alunos ficaram dispostos em círculo, sempre sob o olhar acurado do instrutor.
Para lembrar:
O Caixa ao identificar uma fraude está pondo em prática sua ética e seu dever de cidadão. Com isso ele lança as bases de um relacionamento duradouro com o cliente, evitando perdas para a empresa (financeira e de imagem) e para o cliente (financeira).
Nenhum comentário:
Postar um comentário