![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUWkIaK09nNx8hqeQjeiVY0XzDxJ_PxRSwwd46Wu4aWd-Q644fvLcq3IyA2eHsdq5FmUxmTfhyphenhyphen0l8yOoga3LtYmrIBj3OKXd-Wce_KU-wjylY33MORHHeZ4AzSvOes2xCe3eGy7hSKC9K_/s200/trem+bala+chin%C3%AAs.jpg)
Já na viagem inaugural o trem atingiu a incrível velocidade de 356 quilômetros por hora. Dessa forma, a viagem de Xangai a Hangzhou passará a ser feita numa média de 45 minutos.
O primeiro trem de alta velocidade da história foi construído no Japão, que já discutia o projeto na década de 1930. O termo trem bala se popularizou no ocidente devido ao fato de as locomotivas do trem "Shinkansen", inaugurado em 1964, terem o formato ogival, parecido com uma bala, e, claro, à alta velocidade.
Apesar de serem os pioneiros, os japoneses não tem a maior malha ferroviária de alta velocidade. Com a inauguração do percurso Xangai-Hangzhou hoje, os técnicos chineses triplicaram a malha da China (maior do mundo) com relação à do Japão.
Os técnicos chineses também foram rápidos na construção do trecho de 202 quilômetros. Levaram apenas 20 meses. Se fosse aqui no Brasil, descontando o dinheiro desviado e as fraudes nas licitações, talvez em 20 anos uma obra como essas fosse concluída...
(A imagem acima foi copiada do link Paraíba Agora.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário