terça-feira, 30 de junho de 2009

POR QUE ELE CONTINUA ENCANTANDO...

Morto em 1994, Senna deixou um belo exemplo no esporte e fora dele, e continua fazendo fãs.

Ayrton Senna da Silva. Brasileiro. Tri-campeão mundial de Fórmula 1 e um dos melhores pilotos dessa categoria em todos os tempos. Morto em 1º de Maio de 1994, num trágico acidente automobilístico enquanto disputava o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália. Já deveria ter caído no esquecimento, mas continua fazendo novos fãs.


Outros atletas foram melhores do que ele nas suas respectivas modalidades: quebraram mais recordes, ganharam mais competições, permaneceram mais tempo em primeiro do ranking. Usufruíram fama e glória mas acabaram relegados ao ostracismo. Porém Senna continua lembrado e admirado. Há receita para esse sucesso todo? Como explicá-lo?


A admiração pelo piloto deveu-se não apenas ao que ele fez nas pistas, mas fora delas. Ayrton acreditava que o esportista tinha uma obrigação com o seu público e com a sociedade em geral. Segundo o piloto, independente da categoria, o atleta tinha que fazer alguma coisa para transformar a realidade em que vivia, não podendo esperar apenas pelas autoridades.


Diferentemente daquilo que muitas estrelas do esporte fazem apenas na época do Natal para se auto promoverem, Senna não dava esmolas. Tampouco aparecia frente às câmeras posando de bom moço. Seu sonho era dar um futuro melhor a crianças e adolescentes carentes; dar-lhes uma chance de desenvolverem seu próprio potencial.


Ele foi a prova viva de que o competidor deve dar bom exemplo para seus fãs também na vida particular. Estamos precisando de mais atletas pensando dessa forma. Não se pode exigir, evidentemente, que o desportista seja um santo… Mas nossos astros do esporte devem ter a consciência de que representam um modelo a ser imitado por seus fãs e admiradores. Qual exemplo terá a criança que vê seu ídolo, por exemplo, dirigindo embriagado, usando drogas, envolvendo-se em brigas ou mantendo amizades com criminosos?


Ayrton continua vivo em nossa memória porque não deixou que o sucesso lhe subisse à cabeça - coisa que muitos atletas deveriam imitar. E naquela fatídica manhã de 1° de maio de 1994 em Ímola - Itália, morreu o piloto, mas nasceu a lenda.

Relembre:
Música tocada nas vitórias de Senna: TEMA DA VITÓRIA
Tributo da Banda de Forró Aquarios ao piloto: ASAS DA IMAGINAÇÃO

6 comentários:

  1. Excelente observação sobre o grande brasileiro Ayrton Senna da Silva. A maior mensagem que esse astro do esporte deixa para a posteridade é o engajamento com a inclusão social na tentativa brilhante de transformar a realidade de muitos brasileiros e brasileiras que precisam de uma chance pra desenvolver todo o seu potencial. Parabéns André Paulino por trazer à memória a figura de Senna.

    ResponderExcluir
  2. pena que nem todas as pessoas da midia tem esse pensamento de Senna, mas isso he a personalidade e fundamentos que ele tinha e foi criado nele, nem todas pessoas foram criadas iguais....

    ResponderExcluir
  3. Merecido tributo ao ídolo Ayrton Senna. O Brasil e o mundo perderam um piloto e um ser humano de valores inigualáveis; Ele promoveu nosso Pais em esfera global: Com humildade,amor, garra, determinação e acima de tudo profissionalismo, fazendo tremular nossa bandeira naquelas vibrante manhãs de domingo. Obrigado Senna! Você viverá eternamente na nossa memória e em nossos corações.

    ResponderExcluir
  4. teste,
    leitor Almir comentou sobre o Senna,
    saiu como anônimo

    ResponderExcluir
  5. Na época do Senna, o mundo via o Brasil com bons olhos. Na F1 éramos respeitados, éramos admirados, éramos temidos.

    Que bons tempos aqueles.

    Ayrton Senna da Silva, exemplo de excelência, de um Brasil que dava certo...


    anonymous

    ResponderExcluir
  6. Inesquecível,Jamais será esquecido... Ayrton Senna do Brasil...

    ResponderExcluir