terça-feira, 30 de dezembro de 2014

QUADRILHA


João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na histَoria.


Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987), poeta, cronista e contista brasileiro. 


(A imagem acima foi copiada do link Cultura Mix.)

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

CRIMES CONTRA A HONRA

Mais dicas para cidadãos e concurseiros de plantão



De acordo com o Código Penal os crimes contra a honra são CALÚNIA, DIFAMAÇÃO e INJÚRIA, previstos, respectivamente, nos artigos 138, 139 e 140 do CP. 

Caluniar alguém é atribuir falsamente a esta pessoa fato definido como crime. Ex.: João, através de uma mentira, conta que Pedro entrou no quarto de Maria e se apossou das jóias dela. 

A situação descrita é furto, um crime previsto no art. 155 do CP. Assim, João cometeu o crime de calúnia contra Pedro.

Difamar é atribuir um fato a alguém que denigra a sua reputação, não importando se o fato é verdadeiro ou falso. Ex.: João diz que Pedro deixou de pagar suas contas e tem dívidas em vários comércios do bairro.

Ora, deixar de pagar as dívidas não é crime - apesar de ser antiético. E mesmo se fosse verdade, João cometeu o crime de difamação, cuja vítima é Pedro. Este crime atinge a honra objetiva (reputação) e não a subjetiva (autoestima), por isso, alguns especialistas da área do Direito defendem que pessoas jurídicas também podem ser vítimas de difamação.

Injuriar alguém é xingar ou atribuir a esta pessoa qualidade negativa, seja falsa ou verdadeira. Diferentemente da calúnia e da difamação, a injúria atinge a honra subjetiva da pessoa. Ex.: Maria chama Pedro de ladrão.

Neste caso Maria cometeu o crime de injúria e Pedro foi a vítima. 

Existe também a injúria discriminatória (art. 140, § 3º do CP), quando o xingamento tiver como fundamento elementos referentes à raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

Os crimes contra a honra, via de regra, são de ação penal privada. Caso seja injúria discriminatória ou haja lesão corporal de natureza leve, é ação pública condicionada à representação do ofendido. Se a lesão corporal for grave ou gravíssima, ação pública incondicionada.

Mas, peraí!!! O que é ação penal privada, pública condicionada à representação do ofendido e incondicionada? E qual a diferença entre lesão corporal leve, grave e gravíssima? Isto, caros leitores, é assunto para outra conversa...     


(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)

domingo, 28 de dezembro de 2014

PERMAFROST

O que é, como se forma, onde é encontrado

Permafrost: séculos para se formar, mas vem sendo destruído pela ação do homem em pouco anos

A origem da palavra permafrost vem de perma, de permanent (permanente, em inglês), e frost (congelado, em inglês). Permafrost ou pergelissolo (em português) é o tipo de solo que fica permanentemente congelado. 

Encontrado em regiões geladas do Ártico, da Antártida e em montanhas muito elevadas, é formado por uma camada composta de gelo, terra e rochas. Durante o inverno esta camada é recoberta por uma superfície de gelo e neve que pode atingir centenas de metros de profundidade. Já no verão a capa de gelo se reduz e fica com uma espessura que não ultrapassa a dois metros. Na região da Sibéria (Rússia), por exemplo, há áreas onde o permafrost atinge quase um quilômetro de profundidade!!!

O processo de congelamento que dá origem a um permafrost é lento, podendo demorar séculos para ser concluído. Infelizmente, o aumento da temperatura global - segundo alguns especialistas provocada pela ação do homem - tem contribuído para o descongelamento destas regiões.

Entre as consequencias deste descongelamento podemos citar: perturbações nos ecossistemas que têm relação com o permafrost; alagamentos e inundações em cidades próximas a essas regiões; aumento no nível dos oceanos; possíveis alterações climáticas.  


(A imagem acima foi copiada do link Brasil Escola.) 

sábado, 27 de dezembro de 2014

MEUS OITO ANOS


Oh! que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!

Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
– Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é – lago sereno,
O céu – um manto azulado,
O mundo – um sonho dourado,
A vida – um hino d’amor!

Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Oh! dias de minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez de mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!

Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
De camisa aberta ao peito,
– Pés descalços, braços nus -
Correndo pelas campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo,
E despertava a cantar!

Oh! que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!

– Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!


Casimiro de Abreu (1839 - 1860): poeta brasileiro

(A imagem acima foi copiada do link Só Literatura.)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

ÊXODO - DEUSES E REIS

Filme que narra saga do povo hebreu já está nos cinemas

Ramsés e Moisés: opressor e libertador.

Já está em cartaz nos cinemas nacionais o filme Êxodo - Deuses e Reis (Exudus - Gods And Kings), do diretor inglês Ridley Scott. Com um orçamento estimado em U$S 140.000.000,00 (cento e quarenta milhões de dólares), o longa-metragem, distribuído pela FOX Filmes, foi filmado em apenas 74 dias e é talvez o filme mais esperado - para não dizer o melhor - do ano. 

Êxodo - Deuses e Reis é uma adaptação da história do Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento da Bíblia Sagrada. Na história bíblica temos a libertação do povo hebreu (judeus) da escravidão no Egito. Guiados por Moisés, que fora criado dentro do palácio do faraó sem saber que era judeu, os hebreu fogem pelo deserto, perseguidos por Ramsés (faraó), rumo à terra prometida de Canaã onde "corria leite e mel". Em determinada parte da jornada, os judeus se veem sem saída, pois têm o exército do faraó em seu encalço e o Mar Vermelho à sua frente. É quando acontece o milagre... DEUS faz as águas do mar se abrirem. O povo consegue atravessar com tranquilidade e Ramsés, seu exército, carros e cavaleiros, são engolidos pelas ondas.  

Personagens: Christian Bale (Moisés), Joel Edgerton (Ramsés), John Turturro (Seti, pai de Ramsés), Sigourney Weaver (Tuya, mãe de Ramsés), Aaron Paul (Joshua), Ben Kingsley (intelectual hebreu).

Êxodo - Deuses e Reis é magnífico. Com certeza vai agradar a todos os gostos. Se você é cristão, judeu, ou gosta de filmes épicos, vai adorar. Recomendo.    


(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

BLOCOS ECONÔMICOS

O que são, para que servem, como funcionam

Navio carregado de contêineres: símbolo do comércio entre os países.
Blocos econômicos são um dos reflexos do processo de globalização na economia. Trata-se de um tipo de acordo econômico firmado entre um grupo de países. Nesse acordo os Estados participantes se comprometem em reduzir ou eliminar as barreiras comerciais entre si, permitir a livre circulação dos habitantes de um país membro para o outro, ou ainda, criar uma moeda única.  

Geralmente os blocos econômicos são formados por nações vizinhas geograficamente ou que possuam similaridades comerciais ou culturais. Dependendo do grau de integração econômica, eles podem ser classificados de várias formas, a saber: união aduaneira, zona de livre comércio, mercado comum, união econômica.

Em tese um bloco econômico funciona para fomentar ou aumentar o crescimento econômico entre os Estados integrantes, tornando-os mais fortes e competitivos no cenário internacional.

O BENELUX foi o primeiro bloco econômico com as características que hoje definem este tipo de união comercial. Criado na Europa a partir de um acordo assinado em 1944, era composto por Bélgica (BE), Netherlands (Holanda) (NE) e Luxemburgo (LUX), entrando em operação em 1960.

Atualmente os principais blocos econômicos são: União EuropeiaNafta (Tratado de Livre Comércio da América do Norte), Mercosul (Mercado Comum do Sul), Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), Alca (Área de Livre Comércio das Américas), ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), Pacto Andino, SADC (Comunidade Para o Desenvolvimento da África Austral), Aliança do Pacífico MCCA (Mercado Comum Centro Americano).

Como principais vantagens de se participar de um bloco econômico, estão: diminuição ou eliminação de taxas alfandegárias ou de tarifas de importação; produtos mais baratos; mais facilidade na circulação de habitantes de um Estado membro para o outro.

Já como desvantagens: protecionismo; concorrência desleal do pequeno produtor local frente a uma multinacional estrangeira, podendo acarretar a falência do primeiro.  

Nova tendência econômica mundial, para os especialistas em Economia a nação que ficar fora de um bloco econômico viverá praticamente isolada do mundo dos negócios internacionais. Já o concursando que for para a prova sem saber o tema acima elencado estará praticamente eliminado do concurso...


(A imagem acima foi copiada do link Projeto Memória.)


sábado, 20 de dezembro de 2014

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".

O gênio Paulo Freire: pernambucano que se tornou referência mundial em educação.

Paulo Freire (1921 - 1997): filósofo, pedagogista e educador. Nascido no Recife/PE, é considerado um dos teóricos mais notáveis da história da Pedagogia mundial. Ganhou dezenas de títulos de Doutor Honoris Causa de universidades renomadas como Oxford (Inglaterra), Harvard (Estados Unidos) e Cambridge (Inglaterra), tornando-se, assim, o brasileiro mais homenageado de todos os tempos. No dia 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declarou Paulo Freire o Patrono da Educação Brasileira. Suas ideias influenciaram o movimento chamado pedagogia crítica

Principais obras:
Educação Como Prática da Liberdade; Pedagogia do Oprimido (livro mais conhecido); Os Cristãos e a Libertação dos Oprimidos; Educação e Mudança; A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam; Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido; Essa Escola Chamada Vida; Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos.


(A imagem acima foi copiada do link Saberes e Olhares.)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

SER INTELIGENTE OU ESTAR PREPARADO?

Quem envereda pelo ramo dos concursos públicos já deve ter feito este questionamento

Quarta-feira passada (17-12-14) dei uma entrevista falando sobre concursos públicos para a emissora InterTV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte. Falei um pouco da minha experiência na área, dos concursos que fiz, dos que passei, sobre remuneração, estabilidade, estas coisas...

Como o tempo na tv é exíguo, minha entrevista foi editada e foi ao programa Bom Dia RN apenas uma pequena parte da minha fala. Nela, eu falei que passar em concurso público, ao contrário do que muita gente pensa, não é para quem é inteligente, mas para quem está preparado.

Recebi muitos elogios a respeito desse meu comentário. Mas algumas pessoas não entenderam bem a mensagem que eu quis passar. Ser inteligente não é a mesma que está preparado, e vice-versa?

Pela minha pequena experiência de dez anos estudando para concursos públicos e quatro aprovações, poderia dizer que não, caros leitores, não é a mesma coisa... Vejamos estes exemplos:

Um conhecido meu - um cara muito inteligente - passou na prova escrita de um concurso para agente da Polícia Rodoviária Federal, mas ficou reprovado no teste físico. Não conseguiu fazer o mínimo de barras exigido. Não estava preparado.

Outro colega de estudos era o mais inteligente da sala no preparatório para o concurso da Caixa Econômica. No dia do exame, errou o local da prova. Até chegou a tempo, mas não conseguiu se concentrar nas questões. Acertou menos de vinte porcento da prova.

Outro, numa seleção para a Escola de Sargentos das Armas (ESA), do Exército Brasileiro, sabia as matérias do edital "de cor e salteado". Nossa, como era inteligente aquele menino!!! Quase "fechou a prova". Mas quando foi marcar na folha do gabarito, se confundiu com a sequência e errou todas as questões.   

E um caso clássico. Uma conhecida minha se preparava há anos para um concurso da Petrobras. Era a aluna mais aplicada da sala. Diziam que, quando algum professor faltava, era ela quem dava aula... Transbordando confiança e sem um pouquinho de humildade, foi lá ela rumo ao sucesso. Mas na hora da prova, deu branco!!! 

Portanto, caros leitores e concursandos de plantão, não se deixem abalar quando te disserem que você não é inteligente para passar em concurso público. Continue estudando e se preparando.

Eu não me considero inteligente mas já fui aprovado em quatro...


(A imagem acima, bem como a reportagem na íntegra, foram copiados do link G1.globo.com.)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

"O heroísmo não consiste em não ter medo, mas sim em superá-lo".


Roberto Gómez Bolaños (1929 - 2014): mais conhecido como Chespirito, foi ator, diretor, comediante e escritor. Nascido no México, Bolaños é o criador dos seriados Chaves e Chapolin Colorado, ambos sucesso absoluto de audiência aqui no Brasil, com fãs de todas as idades.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

DIVÓRCIO COM SEPARAÇÃO DE BENS



Dois aracoiabenses se encontram depois de muitos anos sem se verem. 

Um deles pergunta:

E aí, cara, como vai a família.

- Casei, separei e minha ex-mulher e eu já fizemos a partilha dos bens - respondeu o outro.
 

- E as crianças?
 

- Bom, o juiz decidiu que ficariam com aquele que mais bens recebeu.
 

- Então presumo que ficaram com a mãe?
 

 - Não, ficaram com nosso advogado.

Autor desconhecido, com adaptações.


(A imagem acima foi copiada do link Above The Law.)