domingo, 4 de julho de 2010

DIA DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO

Hoje a Igreja Católica no Brasil comemora as festas de São Pedro e de São Paulo

Esses dois santos católicos têm, na verdade, seus dias comemorados em 29 de junho nos demais países do mundo.

Aqui no Brasil a data foi mudada por decreto do então presidente da república Marechal Castelo Branco (1964-1967). O presicente, primeiro cearense a ocupar o cargo máximo da nação, teria transferido a data porque considerava os feriados prejudiciais para aeconomia do país.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convencionou, então, que o dia dos santos seria no primeiro domingo após o dia 29 de junho.

São Paulo, conhecido como Saulo de Tarso, era um inimigo ferrenho dos primeiros cristãos. Ele teria caçado e matado pela espada os primeiros seguidores de Cristo, até se converter e passar a pregar o Evangelho pelo mundo. Fato pelo qual foi perseguido, preso e morto.

Já São Pedro teria recebido do próprio Jesus a incubência de guiar netse mundo a Igreja recém criada (Mateus 16, 13-19). Por esse motivo Pedro é tido na tradição católica como o primeio papa - chefe visível da igreja.

Hoje também é comemorado o Dia do Papa. O Papa, Bispo de Roma, é o encarregado na Terra de guiar o rebanho de Jesus Cristo e manter viva a chama da fé que um dia nos foi repassada pelo Filho de Deus.

Nenhum comentário: