domingo, 25 de março de 2012

CURSO DE CAIXA (DIA 2 - parte III)

Foto 1



Foto 2
Instrutor ensina alunos a coletarem uma impressão digital. A coleta adequada é fundamental para a boa identificação do cliente e dificulta a ação dos falsários.



Foto 3
A coleta da impressão digital dá-se, preferencialmente, no polegar direito e deve ser feita com material apropriado. A almofada para carimbo, muito utilizada pelos leigos, é desaconselhável para coleta das digitais. Esse tipo de almofada é feita de um material muito oleoso, que impede a diferenciação dos `sulcos` e das `cristas` que compõem a digital, o que prejudica a correta análise do Caixa.



Foto 4
Importante: somente um funcionário com o CURSO DE CAIXA está autorizado a recolher impressões digitais. Esse profissional é conhecedor do passo-a-passo para uma boa coleta.



Foto 5




Foto 6




Foto 7




Foto 8




Foto 9

COISAS QUE EU NUNCA DISSE A UMA ‘EX’ (PARTE II)

Confira mais dez coisas que eu sempre quis dizer para uma ex-namorada, mas nunca tive coragem de falar...

 

11 Se casar com um cara mais feio que eu, não é uma forma inteligente de querer vingar-se de mim.

12 Certas mentiras a gente não consegue esconder por mais de nove meses, meu bem.

13 Eu nunca fui capitão do BOPE.

14 Não te desejo nenhum mal, querida. Você já tem um companheiro que se encarrega muito bem dessa tarefa.

15 Espero que seu filho se pareça com você. Porque se for “a cara” do pai...

16 Você tem mau-hálito. E dos ‘brabos’.

17 Sabe aquelas fotos e aqueles videos? Eu ainda não apaguei...

18 Aquele acidente que seu namorado sofreu, não foi bem um acidente.

19 Se eu pedisse para gente voltar, você voltava.

20 Quando eu dizia que você ficava sexy sem estar depilada, eu mentia. Apenas não estava com paciência de esperar você ‘se raspar’.



O texto acima não tem uma destinatária específica. Mas se a ‘carapuça serviu’ em você... Para saber mais coisas que eu nunca disse a uma `ex` acesse COISAS QUE EU NUNCA DISSE A UMA ‘EX’ (PARTE I) e PARTE III.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)

CURSO DE CAIXA (DIA 2 - parte II)

Foto 1


Foto 2



Foto 3
De um lado da sala, todos atentos às orientações da instrutora...


Foto 4
... do outro lado, também.


Foto 5
Exercício para relaxar e desestressar.


Foto 6




Foto 7




Foto 8
Aula de DATILOSCOPIA e GRAFOSCOPIA. A datiloscopia é uma das áreas da papiloscopia e consiste no processo de identificação humana por meio das impressões digitais. A grafoscopia estuda a escrita, buscando encontrar traços da personalidade do autor dos caracteres. Ambas, datiloscopia e grafoscopia, são utilizadas pelos bancos como forma de reduzir os casos de fraudes, evitando-se, assim, prejuízos financeiros tanto para as instituições como para os clientes.



Foto 9
As impressões digitais de uma pessoa são únicas. Elas divergem até mesmo em gêmeos idênticos. Dessa forma, as fraudes documentais utilizando-se impressões digitais são mais fáceis de serem identificadas.



Foto 10
Já as assinaturas são mais suscetíveis de serem fraudadas, uma vez que nem mesmo o dono da assinatura consegue reproduzi-la de forma idêntica. Contudo, cada pessoa coloca traços de sua personalidade ao assinar o próprio nome. Assim, nem o melhor fraudador consegue reproduzir de maneira fidedigna a assinatura de outrem.


Foto 11




Foto 12




Foto 13
Teste para colocar em prática as orientações dos instrutores no combate a fraude documental. O `simulado` era composto por baterias de exercícios. Cada bateria continha vinte exercícios. Cada aluno tinha 60 segundos para dizer se as impressões digitais/assinaturas conferiam ou não conferiam. Posteriormente, o grau de dificuldade dos exercícios foi aumentando e passamos a dispor de apenas 30 segundos para conferir os documentos. Parece pouco tempo, mas no dia a dia do Caixa, tempo é algo que deve ser utilizado da forma mais eficaz possível. A turma foi disposta em círculo, como pode ser observado na foto abaixo.



Foto 14
Exercício prático de datiloscopia e grafoscopia. Os alunos ficaram dispostos em círculo, sempre sob o olhar acurado do instrutor.


Para lembrar:
O Caixa ao identificar uma fraude está pondo em prática sua ética e seu dever de cidadão. Com isso ele lança as bases de um relacionamento duradouro com o cliente, evitando perdas para a empresa (financeira e de imagem) e para o cliente (financeira).

CURSO DE CAIXA (DIA 2 - parte I)

Foto 1
Nossos instrutores, sempre muito simpáticos.


Foto 2


Foto 3



Foto 4
Revisando o assunto enquanto a aula não começa.


Foto 5



Foto 6


Foto 7


Foto 8



Foto 9


Foto 10



Foto 11



Foto 12
Prestando atenção a todo detalhe da aula. Qualquer descuido e um assunto importante passa despercebido.


Foto 13
Intervalo para o `cafézinho`.


Foto 14



Foto 15



Foto 16
Aproveitando o intervalo do `cafézinho` para tirar dúvidas...



Foto 17


Para lembrar:
A função de caixa transcende o simples comando de fazer pagamentos/recebimentos. O Caixa deve ter uma visão negocial e identificar oportunidades de bons negócios - tanto para o cliente quanto para a CAIXA - naquele curto intervalo de tempo do atendimento. 

sexta-feira, 23 de março de 2012

CURSO DE CAIXA (DIA 1)

Aconteceu essa semana em Natal/RN um treinamento promovido pela Caixa Econômica Federal que compõe uma das etapas do CURSO DE FORMAÇÃO DE CAIXA. O evento, realizado entre os dias 19 e 23 num hotel de Ponta Negra, contou com bancários dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Ao todo participaram do curso 21 funcionários da CAIXA, sendo dois instrutores e dezenove 'alunos'.

As fotos e os pontos mais importantes do curso você acompanha a partir de agora:
Foto 1

Entrada do hotel, bem de frente para a orla da Praia de Ponta Negra.


Foto 2
Rua que dá acesso à praia. Como o curso iniciava ao meio dia e terminava às seis da tarde, muitos alunos aproveitaram para conhecerem a praia antes da aula. Para isso, bastava atravessar o asfalto e seguir pelo caminho acima, em direção à praia.



Foto 3
Vista do "Morro do Careca". Bastava sair do hotel que já se via um dos principais pontos turísticos do RN.


Foto 4
Sala onde aconteceu o curso.


Foto 5

... e como todo curso que se preza, também teve lista de frequência.


Foto 6

Instrutores e alunos reunidos. Daí sairão mais 19 caixas executivos que, junto aos demais funcionários das milhares de agênicas da CAIXA em todo o Brasil, continuarão a fazer da CAIXA o que ela é hoje: uma empresa pública que acredita nos braileiros e contribui para o desenvolvimento sustentável do país.



quinta-feira, 22 de março de 2012

Um ano na CAIXA (PARTE III)

O problema da poupança da velhinha.

Certa vez atendi uma senhora muito simpática que me procurou dizendo estar com um problema na conta. Essa senhora nunca tinha possuído conta na CAIXA, mas viu uma propaganda na TV e decidiu abrir uma poupança.

- Qual o problema da sua conta, perguntei.

- Meu filho, eu não sei direito. Eu coloco o cartão, digito a senha, escrevo as 'letrinha' mas não consegui nem sacar nem transferir dinheiro.

- Isso já tinha acontecido outras vezes?

- Não. É minha primeira conta na CAIXA, recebi o cartão há uma semana mas não estou conseguindo 'mexer' na minha poupança.

- Mais alguém mexe na sua poupança? (Perguntei sem malícia, juro.)

- Não. Só eu.

Pedi os documentos pessoais da velhinha - identidade e CPF - junto com o cartão da conta. Entrei no sistema para ver se a senha estava bloqueada. Não estava bloqueada. Verifiquei noutro aplicativo para ver se o cartão estava bloqueado. Também não estava com defeito. Verifiquei no cadastro se os dados pessoais da cliente estavam corretos. Todos 'batiam'. Cheguei a pensar em fazer uma nova senha e solicitar novas letrinhas, mas aí veio uma luz...

- Senhora, o que mesmo a senhora estava querendo fazer?

- Sacar um dinheiro ou fazer uma transferência para meu neto, respondeu ela candidamente.

- E qual seria o valor?

- Uns cem 'real'.

Resolvi verificar o saldo da conta. Uma coisa tão óbvia, mas que às vezes o funcionário esquece. Foi aí que percebi que a conta não tinha um centavo. Estava zerada.

- Dona, a senhora quando abriu a conta, depositou algum valor nela?

- Não. E precisava? perguntou ela inocentemente.

- Claro senhora. Para movimentar sua conta, tem que ter dinheiro nela... Sua conta está normal.

- Sério? Sem nenhum problema.

- Sério. O único problema dela é a falta de dinheiro... Mas não se preocupe que esse problema atinge a maioria dos brasileiros.


(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)

quarta-feira, 21 de março de 2012

Hoje AYRTON SENNA completaria 52 anos. Parabéns, CAMPEÃO!!!



(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)

“DEUS me favoreceu, e eu tenho tudo o que preciso.”


Bíblia Sagrada, Antigo Testamento, Livro do Gênesis, capítulo 33, versículo 11b.

(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)

Um ano na CAIXA (PARTE II)

Dez coisas que eu aprendi quando comecei a trabalhar na área bancária.


1. O expediente NUNCA é de apenas 6 horas diárias.

2. Quando o funcionário diz que o sistema está fora do ar, não é porque ele - o funcionário - é preguiçoso. É porque o sistema é uma porcaria mesmo.

3. Você precisa ser educado com o cliente, mas o cliente nem sempre é educado com você.

4. Sua família, seus amigos e suas ex-namoradas pensam que você está ganhando muito dinheiro, mas as mulheres que você 'paquera' pensam o contrário.

5. Geralmente os clientes mais irritados e mais mau educados, são também os mais caloteiros.

6. As pessoas acham que se fizerem um empréstimo e não pagarem, o banco vai esquecer a dívida.

7. A PLR (Participação nos Lucros e Resultados) nunca reflete o que realmente o banco lucrou.

8. Seus amigos acham que você pode fazer empréstimos para eles com taxas diferenciadas.

9. Quando estão perto de pagar a PLR, os bancos costumam dizer que estão tendo prejuízo.

10. Querem que você trabalhe depois do expediente. Mas não querem pagar hora extra.


(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54)