2. DEUS responde ao clamor
3 Experiência que provoca decisão - 1 Moisés estava pastoreando o rebanho do seu sogro Jetro, sacerdote de Madiã. Levou as ovelhas além do deserto e chegou ao Horeb, a montanha de DEUS.
2 O anjo de Javé apareceu a Moisés numa chama de fogo do meio de uma sarça. Moisés prestou atenção: a sarça ardia no fogo, mas não se consumia.
3 Então Moisés pensou: "Vou chegar mais perto e ver essa coisa estranha: por que será que a sarça não se consome?"
4 Javé viu Moisés que se aproximava para olhar. E do meio da sarça DEUS o chamou: "Moisés, Moisés!" Ele respondeu: "Aqui estou".
5 DEUS disse: "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é um lugar sagrado".
6 E continuou: "Eu sou o DEUS de seus antepassados, o DEUS de Abraão, o DEUS de Isaac, o DEUS de Jacó". Então Moisés cobriu o rosto, pois tinha medo de olhar para DEUS.
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 03, versículos 01 a 06 (Ex. 03, 01-06).
Explicando Êxodo 3, 01 - 06.
A experiência de DEUS é um mistério que está além da compreensão humana. Esse mistério é apresentado aqui como fogo que arde sem consumir.
Esse DEUS misterioso é o aliado do povo oprimido, o povo de Abraão, Isaac e Jacó.
Moisés deverá tomar partido: ou continua identificado com os poderosos que oprimem o povo, ou se coloca à disposição do DEUS que toma partido dos oprimidos.
Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 72.
(A imagem acima foi copiada do link Arquidiocese de Juiz de Fora.)