Os Estados Unidos comemoram hoje 236 anos de independência da colonização da Inglaterra. A data relembra a assinatura da Declaração da Independência, em 4 de julho de 1776.
O processo de libertação norte-americano do colonialismo inglês, também conhecido como Guerra da Independência dos Estados Unidos, iniciou em 1775 e encerrou em 1783.
Participaram desse contexto as Treze Colônias, compostas por: Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, New Hampshire, New Jersey, New York, Pensilvânia, Delaware, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia.
Assinatura da Declaração de Independência dos Estados Unidos: anseios de liberdade para outras nações.
Inúmeros líderes, de diversas nacionalidades, tiveram sua importância na independência estadunidense, mas dois personagens foram cruciais nesse processo: Thomas Jefferson e George Washington, ambos norte-americanos.
Thomas Jefferson, de ideias revolucionárias e avançadas para a época, foi o redator da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América, promulgada em 4 de Julho de 1776. George Washington, por sua vez, foi o comandante do exército revolucionário que derrotou as tropas inglesas e assegurou a vitória das Treze Colônias.
A independência norte-americana, mais que uma vitória política ou militar, teve um marco importante. Pela primeira vez na história uma colônia tornava-se livre das potências europeias e inspirava os anseios de liberdade de outras nações.
Anseios de liberdade...
(A imagem acima foi copiada do link Wikipedia.)