sábado, 18 de dezembro de 2010

MAIS UM PARA AS ESTATÍSTICAS...

Policial Militar é morto em Natal durante abordagem

O fato aconteceu em frente ao shopping Midway Mall, por volta das 20h:30min. O policial militar M. Costa fazia uma abordagem de rotina dentro de um ônibus coletivo quando foi surpreendido por um bandido que efetuou vários disparos. O sargento da guarnição foi baleado na perna. M. Costa foi alvejado com gravidade e faleceu na hora.

Em plena época natalina um policial, no exercício do dever, tem a vida ceifada covardemente quando colocava em prática sua missão constitucional: o de servir e proteger a sociedade, mesmo com o sacrifício da própria vida.


É revoltante falar sobre isso, e a época do ano não é a mais apropriada. Como PM, fica difícil de expressar minha dor e indignação, uma vez que o companheiro que morreu logo logo cairá no esquecimento. Foi mais um que tombou em serviço, tentando proteger uma sociedade hipócrita que nos acusa de truculência e abuso, e sequer nos respeita.

M. Costa é mais um que entrará para as estatísticas... Quem se importará em saber quem ele foi? A imprensa? Não! Esta buscará saber se ele era corrupto. Não descobrindo nada, vai entrevistar a família do bandido, porque esse é "vítima do sistema" e o PM é vagabudno. A corporação? Ah tá. A instituição Polícia Militar não respeita seus membros, se assim o fosse, nos daria condições dignas de trabalho e valorizaria mais a categoria. E o governo? Esses corruptos filhos da mãe? Que nos negam um plano de carreira decente e ainda atrasam nossas diárias operacionais? E os grupos de Direitos Humanos? Xiii.. esses não vão nem lá.

É M. Costa, meu velho. Vai com Deus. Quem trabalhou com você sabe da sua honestidade e dedicação pelo serviço. Mas isso não é mais valorizado. Quem sabe se você fosse um puxa-saco ou baba-ovo de algum coronel talvez ainda estivesse vivo...
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)

Agente Penitenciário Estadual/CE - Lei nº 9.455/97

Confira essas dicas e arrase na prova

Quem pretende fazer o concurso público para Agente Penitenciário Estadual do Ceará é bom ficar atento. O edital ainda não saiu mas especula-se que a prova será realizada em março de 2011.

Dentre os assuntos que podem vir na prova está a Lei nº 9.455, de 7 de abril de 1997. Essa lei, que especifica os crimes de tortura e afins, já foi cobrada em concursos passados.

O candidato que pretende ser agente penitenciário estadual, não pode ir para a prova sem saber duas coisas:

1. Constitui crime de tortura constranger alguém usando de violência ou grave ameaça. Esse constrangimento deve causar na vítima sofrimento, tanto físico como mental, e ser feito com o intuito de:
a) obter informação da vítima ou de terceiros;
b) provocar ação ou omissão de natureza criminosa; e,
c) fazer discriminação racial ou religiosa.

2. O crime de tortura também ocorre quando se submete alguém - mediante violência ou grave ameaça - que esteja sob sua guarda, poder ou autoridade, a intenso sofrimento (físico ou mental) como forma de aplicar castigo pessoal.

É bom saber, ainda, sobre as penalidades para quem comete o crime de tortura: reclusão, perda de cargos ou funções, etc. Vale salientar que tais penalidades também são aplicadas para quem podendo evitar o crime, se omite.

Mais uma ponto importante: os agravantes. Se da tortura resultar lesão corporal grave ou gravíssima, ou morte; se for praticada por agente público; contra criança, adolescente, gestante, idoso maior de sessenta anos, deficiente físico; ou feita mediante sequestro, a pena é aumentada de um sexto até um terço.

E por último, mas não menos importante: O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia (Art. 1, § 6º), e o cumprimento da pena inicia-se sempre em regime fechado - exceto para os casos de omissão (Art. 1, § 2º).

Aos candidatos que vão prestar a avaliação, uma dica de quem já fez alguns concursos: em se tratando de leis, não se restrinja apenas em decorar os enunciados. Tente estudar utilizando exemplos, para isso consulte provas anteriores.

O PIONEIRISMO DA VOYAGER 1

Sonda da NASA torna-se primeiro objeto construído pelo homem a deixar o Sistema Solar

A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) anunciou essa semana que a sonda espacial Voyager 1 ultrapassou as fronteiras do Sistema Solar. Lançada em 5 de setembro de 1977, a sonda tornou-se o primeiro artefato construído pelo homem a chegar à região da heliopausa.


A heliopausa é considerada pelos cientistas como a fronteira final do Sistema Solar. Nessa região o vento proveniente do Sol não tem mais tanta força e é repelido pelo meio interestelar. Trocando em miúdos, na heliopausa o 'astro rei' não exerce nenhuma influência sobre objetos ou corpos celestes.

Desde que foi lançada há 33 anos a Voyager 1 já percorreu cerca de 15 bilhões de quilômetros. Viajando a uma velocidade aproximada de 17 Km/s, a sonda tinha como missão inicial fotografar os planetas Júpiter e Saturno. Cumprida a missão, que possibilitou aos cientistas um elevado conhecimento dos chamados 'gigantes gasosos', a Voyager 1 seguiu sua rota atual, que a levou para fora dos limites do nosso Sistema Solar.

Mesmo com todo o avanço no conhecimento científico proporcionado pela Voyager 1, o projeto da sonda encontra-se ameaçado. Em 2005 o governo norte-americano fez cortes orçamentários que podem comprometer a continuidade do projeto.

Engraçado, quando é para guerrear contra países indefesos eles têm dinheiro de sobra...


(A imagem acima foi copiada do link Wikipedia. Para saber mais sobre a Voyager 1 e seu projeto, acesse o referido link.)

NÃO CONTA PRA NINGUÉM

Essa semana foi preso pela polícia carioca um traficante de drogas que tinha como principais 'clientes' grandes empresários, celebridades e artistas. O homem se disfarçava de motorista particular e entregava os entorpecentes na casa dos usuários. Super discreto! Não contem para ninguém mas, dizem as más línguas, esse traficante era requisitadíssimo nas festas particulares de uma determinada emissora... Poxa, a polícia estragou o Natal dos globais...